Cotidiano

Programa Mesa Brasil do Sesc entra em funcionamento em Araçatuba no dia 10

Atividades de lançamento do programa que fortalece a ação contra a fome, insegurança alimentar e o desperdício de alimentos tem início da segunda-feira
Da Redação
05/10/2025 às 12h42
Caminhão Sesc Mesa Brasil Araçatuba (Foto: Rodrigo Griggio) Caminhão Sesc Mesa Brasil Araçatuba (Foto: Rodrigo Griggio)

Terá início oficialmente em Araçatuba (SP) na próxima sexta-feira (10), o programa Sesc Mesa Brasil, que integra a rede nacional de combate à fome e ao desperdício, ao conectar doadores a instituições sociais do município e região, promovendo a destinação responsável e eficiente dos recursos a quem precisa.

 

A iniciativa tem apoio do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e da Prefeitura, através das Secretarias de Desenvolvimento Agroindustrial e Assistência Social. A rede Apas (Associação Paulista de Supermercados) também é parceira no programa.

 

Para anunciar a chegada do Mesa Brasil à cidade, foi programada uma série de atividades. A primeira ação será a apresentação do programa na Tribuna Livre durante a sessão da Câmara na noite de segunda-feira (6). 

 

Apas Experience

 

Na terça-feira (7), das 16h às 22h, equipes Sesc Mesa Brasil e Relacionamento Empresas participam da feira da Apas Experience, que acontece no Vívere Eventi. Já na quarta-feira (8), ocorre a entrega dos alimentos arrecadados durante a feira da Apas Experience às instituições cadastradas do programa.

 

Para a manhã de quinta-feira (9) está programado um café de boas-vindas, para o lançamento do programa e bate-papo "Comida na mesa: redes que alimentam".

 

O evento acontece na Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral, com participação da coordenadora do projeto Cozinha Escola em São Paulo, Cíntia Sanchez, e da idealizadora do projeto Cozinha Saudável na Comunidade de Araçatuba, Sandra Melo.

 

Funcionamento do programa

 

Nas cidades paulistas, circulam mais de 50 veículos para a coleta dos alimentos doados. A seleção e a coleta ficam a cargo do motorista e do ajudante, previamente capacitados. Em seguida, eles informam uma das unidades do Sesc Mesa Brasil sobre a variedade e quantidade de produto arrecadado, o que é repassado às nutricionistas, que vão selecionar as instituições mais adequadas para recebê-los. 

 

No caso de grandes volumes de doações, os alimentos são encaminhados para o Cecam (Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil), para serem disponibilizados para outras Unidades.

 

Como doar

 

Para apoiar o programa, empresas como supermercados, padarias, mercados municipais, feiras livres, centrais de abastecimento, produtores rurais e indústrias podem entrar em contato com o Sesc Mesa Brasil em Araçatuba.

 

As doações podem ser feitas na forma de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza: Frutas, legumes, verduras, grãos, conservas, sucos, água, pães, bolos sem recheios, frios, laticínios, carnes, aves, peixes e ovos.  

 

As instituições de ensino também podem oferecer espaços como salas, auditórios, cozinhas e laboratórios, e professores que possam colaborar na execução de cursos, palestras e oficinas.  

 

Como receber

 

Instituições interessadas em receber doações, devem atender a uma série de requisitos detalhados no site do programa. Organizações como creches, albergues, asilos, instituições de apoio a pessoas com deficiência e de reinserção social, entre outras, precisam cumprir os critérios de permanência para continuar recebendo os alimentos.

 

Início Sesc Mesa Brasil em Araçatuba faz parte da expansão da presença da instituição na cidade

 

De acordo com o que foi divulgado, o início do programa Sesc Mesa Brasil em Araçatuba faz parte da expansão da presença da instituição na cidade. O programa integra a rede nacional de combate à fome e ao desperdício ao conectar doadores a instituições sociais do município e região, promovendo a destinação responsável e eficiente dos recursos a quem precisa. 

 

Com o nome inspirado no conceito de mesa, símbolo do direito básico à alimentação, ele reforça o compromisso da entidade com a garantia de uma refeição digna para todas as pessoas. Em julho de 2025, o Brasil foi oficialmente retirado do Mapa da Fome da ONU, após reduzir para menos de 2,5% o percentual da população em risco de subnutrição, conforme o relatório SOFI 2025 (State of Food Security and Nutrition in the World). 

 

O documento destaca avanços significativos no combate à fome no país. Mostra que a insegurança alimentar severa caiu de 8,5% no triênio 2020-2022 para 6,6% no período 2021-2023, o que representa uma redução de 18,3 milhões para 14,3 milhões de brasileiros nessa condição.

 

Além disso, segundo dados do IBGE, o país ocupa a 10ª posição entre os países que mais desperdiçam alimentos, com um descarte anual estimado em 46 milhões de toneladas, equivalente a quase um terço de toda a produção nacional. 

 

Esse cenário evidencia o paradoxo entre abundância e carência alimentar e reforça a urgência de iniciativas como o Sesc Mesa Brasil, que contribuem para reduzir o desperdício e assegurar que alimentos ainda próprios para consumo cheguem às mesas de quem mais precisa.

 

“Mais do que redistribuir alimentos, o programa articula doadores e instituições, fortalecendo redes de solidariedade e reafirmando a importância da alimentação como um direito fundamental”, informa nota divulgada à imprensa.


Educação

 

O Sesc Mesa Brasil também atua de forma educativa, transformando receptores e instituições assistenciais em agentes ativos de mudança. Por meio de ações educativas em Nutrição e Serviço Social, o programa promove cursos, palestras, oficinas e rodas de conversa que visam disseminar conhecimentos técnicos (como boas práticas alimentares, reeducação nutricional e aproveitamento integral de alimentos) e fortalecer a gestão das entidades atendidas.

 

Essa dimensão pedagógica reforça a autonomia das organizações sociais, estimula a troca de experiências e capacita multiplicadores locais, ampliando o alcance e a sustentabilidade das intervenções sociais.

 

Atuação

 

Com mais de 30 anos de atuação, a iniciativa atende 88 municípios paulistas e arrecada mais de 6 milhões de quilos de doações (alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, e outros itens) por ano. Estes alimentos complementam as refeições servidas a mais de 380 mil pessoas em 1.270 instituições sociais cadastradas no estado.

 

Tudo isso é possível considerando a colaboração de cerca de 1.000 empresas doadoras, que, junto ao Sesc São Paulo, formam uma rede comprometida e empenhada no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

 

Atualmente, o Sesc Mesa Brasil reúne cerca de 1.030 empresas doadoras no estado de São Paulo, que podem ter isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), e mais a economia da redução dos custos com o descarte do alimento que perdeu valor comercial. 

 

O programa também ajuda na promoção de uma cultura solidária dentro da empresa e conscientização sobre o problema da insegurança alimentar.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.