A Mega Triagem odontológica para jovens de baixa renda realizada pela Turma do Bem na última quinta-feira (6), em parceira com a Colgate, recebeu mais de 5,7 mil jovens para avaliação odontológica com os dentistas voluntários da organização.
Ação foi realizada simultaneamente em 119 cidades e envolveu quase mil voluntários pelo Brasil. Ainda de acordo com o que foi divulgado, a organização recebeu mais de 12,9 mil inscrições pela internet, de jovens que aguardam avaliação odontológica de forma on-line.
Em Araçatuba, onde a expectativa era receber 400 jovens para a triagem, a ação aconteceu na Base da Polícia Militar do bairro Hilda Mandarino. Segundo o que foi informado, a Turma do Bem está classificando as avaliações coletadas e em breve os selecionados reberão uma carta, WhatsApp ou e-mail com todas as informações para ser agendada a primeira consulta.
Ação
O objetivo da ação é selecionar crianças e adolescentes com idade entre 11 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social e com indícios de graves problemas bucais, para receberem tratamento dentário gratuito com a Turma do Bem. Todos os selecionados ganharão tratamento odontológico gratuito e completo até os 18 anos.
Estima-se que no Brasil, 53,4% das crianças de até 5 anos têm algum dente afetado por cárie e esse indice chega a 76,1% entre os jovens de 15 a 19 anos. O estudo aponta ainda que 79% da população adulta chegue à terceira idade sem dentes por conta das cáries .
“Me emociona ver que existe uma classe de profissionais que tanto se mobiliza em prol de pessoas que têm graves problemas bucais e que não têm acesso a meios para resolvê-los. É um trabalho em prol da sociedade”, declara Dr. Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem.
Nas triagens, os dentistas voluntários realizaram um exame visual não invasivo que atesta a condição odontológica dos jovens. Os responsáveis preencheram uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família e a Colgate distribuiu kits de higiene bucal.