Cotidiano

Profissionais da Zatti Saúde concluem curso de humanização

Capacitação promovida pelo Senac foi direcionada aos colaboradores das áreas de recepção e administrativo
Da Redação
22/06/2026 às 17h37
Curso foi aplicado para duas turmas (Foto: Divulgação) Curso foi aplicado para duas turmas (Foto: Divulgação)

Profissionais da Zatti Saúde que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba (SP) concluíram o curso “Humanização e Excelência no Atendimento em Serviços de Saúde”, promovido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), na quinta e na sexta-feira (19).

 

Segundo o que foi divulgado, a capacitação foi direcionada aos colaboradores das áreas de recepção e administrativo e teve como objetivo fortalecer práticas de atendimento humanizado, acolhimento, segurança e comunicação assertiva com pacientes e acompanhantes.

 

Cerca de 70 profissionais participaram da formação, divididos em duas turmas. Foram seis encontros que integraram as ações desenvolvidas pela Zatti Saúde, para promover a qualificação contínua das equipes e aprimorar os serviços prestados à população.

 

Os participantes tiveram acesso a conceitos e desafios da humanização na saúde, princípios da HumanizaSUS (Política Nacional de Humanização), técnicas de comunicação verbal e não verbal, escuta ativa e estratégias para identificação das necessidades dos pacientes e acompanhantes.

 

Na prática

 

A formação também proporcionou momentos de reflexão sobre o impacto do acolhimento no dia a dia das unidades de saúde. Bruna Cristina da Silva, que atua na UBS Ezequiel Barbosa, no bairro São José, disse à assessoria de imprensa da Zatti que o curso trouxe uma nova percepção sobre o comportamento dos pacientes e a importância de compreender as dificuldades enfrentadas por quem procura atendimento.

 

“Aprendemos a enxergar que, muitas vezes, o paciente chega alterado porque está com dor, preocupado ou passando por algum problema familiar. Ele procura a unidade em busca de acolhimento. O curso nos ajudou a tratar o paciente de uma forma mais humana e a oferecer um atendimento ainda melhor”, comentou.

 

Já atendente da UBS Dr. Satoru Okida, no Residencial Atlântico, Anne Manoele Gonçalves, declarou que a capacitação ampliou o olhar dos profissionais sobre a realidade dos usuários da rede pública de saúde: “Foi muito gratificante. A gente aprende a ouvir mais, ter mais paciência, mais cuidado e mais empatia pela situação do paciente”.

 

Outro participante foi Rafael Francisco Botelho, que atua na UBS Dr. Augusto S. Barbosa, no bairro Planalto, que afirmou que o curso reforçou a importância da escuta e da comunicação humanizada mesmo diante dos desafios da rotina.

 

“Nem todos os dias são fáceis, mas estamos ali para prestar um serviço de qualidade que influencia diretamente na vida das pessoas. O curso ajudou a refletir sobre o que podemos melhorar para oferecer um atendimento mais paciente, humano e assertivo”, disse.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2026 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.