Um problema em uma bomba já detectado por equipe da GS Inima Samar está provocando o vazamento de grande quantidade de água do reservatório Ipanema, que fica na área da ETA (Estação de Tratamento de Água) Tietê, desde o início da manhã deste domingo (29).
Essa unidade recebe água do rio Tietê e abastece cerca de 40% da população de Araçatuba (SP), principalmente os bairros da zona norte da cidade. A reportagem teve conhecimento do problema por meio de fotos e vídeos enviados por leitores e procurou a assessoria de imprensa da concessionária.
De acordo com o que foi informado, enquanto não for concluída o reparo nessa bomba, a água continuará retornado nesse local e escorrendo pela rua. A GS Inima Samar esclarece que nessa região da cidade, que é abastecida pela ETA Tietê, não há racionamento de água, pois a captação ainda é feita de forma normal. Apesar disso, pede aos moradores que evitem o desperdício.
Baguaçu
Já na região que é abastecida pela ETA Baguaçu, que recebe água proveniente do ribeirão Baguaçu, e fica do outro lado da cidade, o envio de água para os reservatórios está sendo feito com menor pressão. Apesar disso, a GS Inima Samar afirma que nenhuma área da cidade registrava falta de água na manhã deste domingo.
São abastecidos pela ETA Baguaçu, bairros da zona leste, zona sul e também a área central de Araçatuba. No sábado, a concessionária emitiu um alerta para que a população das áreas abastecidas pelo Baguaçu economize água, pois o ribeirão está em estado crítico, devido à longa estiagem.
Segundo a GS Inima Samar, na manhã de sábado o ribeirão registrava apenas 25 centímetros de lâmina d’água, situação que atingia inclusive o “volume morto”, que é a reserva utilizada em caso de escassez de água. A situação só deve ser amenizada com o retorno das chuvas, que segundo o site Climatempo, deve acontecer apenas a partir de 9 de outubro.