A Prefeitura de Araçatuba (SP) informou ao Trio Notícias na tarde desta quinta-feira (9), que continuará se reunindo com os órgãos de segurança, com a empresa responsável pela instalação da estrutura física do Arraiá da Solidariedade e com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, para tentar contemplar as entidades que aguardam participar do evento.
A reportagem procurou a administração municipal após receber nota da ONG Clube Amigo dos Animais, informando que teria sido excluída do evento, o que teria sido comunicado em reunião realizada com os organizadores na quarta-feira (8).
No comunicado, a ONG informa que o Arraiá da Solidariedade estaria sendo planejado desde outubro do ano passado, prevendo que a entidade estaria entre as que poderiam explorar um dos espaços. Entretanto, durante a reunião, os representantes teriam sido informados que não poderão participar, pois será dado espaço apenas para "entidades que ajudam PESSOAS".
A entidade alega que os protetores e ONGs de animais ajudam indiretamente as pessoas, com castração, doação de ração para famílias carentes, consultas entre outras ajudas, o que também impacta positivamente na Saúde Pública. "Aqui em nossa cidade, não temos espaço para uma barraca destinada para a causa animal, dentre as 40 disponíveis para o dia do evento", informa a nota enviada.
Estrutura
Também em nota, a Prefeitura argumenta que, infelizmente, diante do atual formato do evento, algumas entidade ficariam de fora do Arraiá da Solidariedade por falta de espaço na praça Rui Barbosa.
"Porém, com o objetivo de atender a todos, pois o intuito do Fundo Social de Solidariedade é sempre acolher e apoiar as grandes ações feitas por TODAS as instituições, a Prefeitura informa que continuará se reunindo com os órgãos de segurança, a empresa que faz a instalação da estrutura física e a Secretaria de Mobilidade Urbana, para contemplar as seis entidades que aguardam participar do evento", cita.
Essas entidades que ainda não tiveram a participação garantida são o Centro Espírita Bezerra de Menezes; a ARA (Associação de Recuperação de Alcoólatras); a Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferleti; a ONG Clube Amigo dos Animais; a Associação Contra o Câncer; e a Comunidade Terapêutica Viver Feminina Araçatuba.
Causa animal
A Prefeitura afirma ainda que a causa animal sempre foi e será uma prioridade para a Prefeitura. "Prova disso é a inauguração da clínica veterinária Meu Pet em Araçatuba, que oferece atendimento gratuito a cães e gatos da cidade, com investimento de cerca de R$ 5 milhões por ano dos cofres municipais", informa.
Por fim, a administração municipal, Araçatuba será pioneira no Estado ao oferecer coleiras gratuitas para prevenção da leishmaniose, entre outras ações em benefício da causa animal. A reportagem tentará mais informações a respeito dessa doação.