Cotidiano

Prefeitura muda diretoria do Serviço de Urgência e Emergência

Reestruturação faz parte de nova estratégia, que tem por objetivo agilizar o atendimento, segundo a administração municipal
Lázaro Jr.
18/06/2024 às 11h44
Prefeitura segue com a gestão do pronto-socorro municipal (Foto: Divulgação) Prefeitura segue com a gestão do pronto-socorro municipal (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) promoveu mudança na diretoria do serviço de Urgência e Emergência do pronto-socorro municipal. A alteração foi anunciada ainda na noite de sexta-feira (15), quando foi informado que aquele havia sido o último dia da então diretora no cargo.

 

Na ocasião, a Prefeitura divulgou nota comunicando que a secretária de Saúde, Carmem Guariente, anunciaria nesta semana quem seria o novo(a) responsável pela função.

 

Procurada pela reportagem, a administração municipal informou que a reestruturação de comando informada faz parte de nova estratégia no Serviço de Urgência e Emergência do pronto-socorro, que tem por objetivo agilizar o atendimento.

 

Gestão
 

O pronto-socorro de Araçatuba estava sob gestão do IMG (Instituto Multi Getão), do Rio de Janeiro, contratado em dezembro de 2022, após chamamento público. Porém, em julho de 2023 a Prefeitura assumiu a gestão do serviço, devido a indícios de irregularidades praticadas pelo instituto.

 

Na ocasião ocorreu o afastamento sem remuneração do diretor do contrato e da superintendente e o município passou a ser representante da entidade nos contratos com prestadores de serviços e fornecedores.

 

Chamamento

 

A Prefeitura informa que a Secretaria de Saúde continua administrando o pronto-socorro e que há um chamamento público em andamento para definir a nova gestora. “O chamamento público está em andamento e, neste momento, está na fase de análise dos recursos apresentados na habilitação de propostas”, informa em nota.

 

A Prefeitura afirma ainda que a Secretaria de Saúde adota diariamente medidas para melhorar o atendimento da população que utiliza os serviços de Urgência e Emergência e continuará buscando novas diretrizes para aumentar a agilidade no atendimento.

 

“É fundamental reforçar que o pronto-socorro é a porta de entrada para atendimentos de emergência, e os casos mais graves são encaminhados à Santa Casa por meio da regulação. Enquanto não há disponibilidade de leitos na Santa Casa, o paciente aguarda no PS. A Prefeitura tem implementado diversas ações para apoiar a Santa Casa, incluindo o envio de recursos”, informa.

 

Por fim, a administração municipal informa que está em andamento a reforma do antigo Hospital da Mulher, que será transformado em um novo pronto-socorro. “No local, haverá também um pronto-socorro infantil e uma unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)", finaliza.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.