A Prefeitura de Birigui dará início, no dia 1º de setembro, a mais uma edição da campanha “Limpa Birigui”. O primeiro setor a receber os caminhões para a retirada de materiais inservíveis será o setor 8, que reúne 21 bairros.
A coleta no setor 8 será realizada de 1 a 5 de setembro nos bairros Novo Jardim Stabile, Jardim Vale do Sol, Distrito Industrial Raif Mehanna Rahal, Parque Residencial Laluce, Residencial Pedro Marin Berbel, Colinas Parque Residencial, Alto Colinas Residencial, Colinas Parque Residencial II, Residencial Eurico Caetano, Residencial Jardim do Trevo, Residencial Esplanada das Colinas, Residencial Veneza, Residencial Colinas Verde, Residencial Laluce II, Jardim Monte Carlos, Parque das Árvores, Conjunto Habitacional Maria Gaba Stabile, Residencial Vale do Bosque, Parque das Árvores II, Conjunto Habitacional Francisco Antônio Lima e Residencial Jacarandá.
A cidade foi dividida em setores, e as datas de coleta serão amplamente divulgadas por meio de carro de som, site e redes sociais da Prefeitura. O programa será realizado de forma ininterrupta durante os meses de setembro e outubro.
A prefeita Samanta Borini destacou que, assim como na primeira edição, o “Limpa Birigui” percorrerá todos os bairros da cidade. “A iniciativa visa intensificar os trabalhos de limpeza, para coleta de inservíveis e combate às pragas urbanas e arboviroses como dengue, zika e chikungunya”, afirmou.
A campanha envolve diversos setores da administração municipal, com execução direta das Secretarias de Serviços Públicos e de Saúde. Os agentes de saúde realizam visitas casa a casa para orientar os moradores sobre a destinação correta de materiais sem serventia.
Entre os itens que podem ser descartados estão móveis sem uso, colchões, garrafas pets, pneus velhos e recipientes plásticos. O objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e locais que possam servir de abrigo para pragas urbanas como escorpiões e aranhas.
A população pode colaborar colocando os objetos inservíveis de forma organizada nas calçadas, em frente às residências. Nos dias de coleta, os caminhões passarão a partir das 8h recolhendo o material para a destinação correta.