Cotidiano

Prefeitura informa que é proibido uso do píer na prainha municipal por banhistas

Lázaro Jr.
13/11/2023 às 18h46
Segundo a Prefeitura, há placas sinalizando sobre os riscos na prainha municipal (Foto: Colaboração de leitor) Segundo a Prefeitura, há placas sinalizando sobre os riscos na prainha municipal (Foto: Colaboração de leitor)

A Prefeitura de Araçatuba (SP) informou à reportagem por meio de nota, que é proibido o uso por banhistas, do píer que foi instalado no rio Tietê, na área da prainha municipal, para uso exclusivo por embarcações.

 

A estrutura foi construída no ano passado por empresa contratada pela Secretaria de Estado do Turismo e Viagens, com objetivo de estimular a frequência de turistas. Na ocasião foi informado que seriam investidos R$ 28 milhões em projeto que contempla 13 cidades paulistas, para o desenvolvimento de turismo náutico.

 

Mortes

 

Segundo a Prefeitura de Araçatuba, há placas de sinalização proibindo o acesso de banhistas no local. Apesar disso, em menos de um mês, duas pessoas morreram ao saltar na água de cima desse píer.

 

O caso mais recente aconteceu no último domingo (12), tendo como vítima Jónatas Viveiros Fernandes, 20 anos. À polícia foi informado que ele foi ao local acompanhado de um vizinho e desapareceu na água imediatamente após saltar do píer.

 

No dia 19 de outubro, Juliano José Graciano, 35, também se afogou ao pular na água do rio Tietê de cima do píer na prainha municipal. Nesse caso, a informação passada à polícia foi de que ele estaria acompanhado de uma irmã e teria ingerido bebida alcoólica. 

 

Providências

 

A reportagem encaminhou e-mail à Prefeitura perguntando se será adotada alguma medida para tentar prevenir novos afogamentos. Em nota, a administração municipal informou que a Secretaria de Turismo irá aumentar a quantidade de placas para conscientizar os usuários do local sobre a proibição de acesso ao píer por banhistas e os cuidados com arraias.

 

“Em relação à pergunta sobre demarcação com boias, informamos que a concessionária responsável pelas margens do rio naquela área, incluindo a sinalização, é a Tijoá”, informa a nota. A Tijoá é a concessionária de geração de energia elétrica responsável pela gestão, operação e manutenção da usina hidrelétrica Três Irmãos.

 

Ainda segundo a Prefeitura, durante o horário de funcionamento da prainha, a segurança no local é mantida pela empresa terceirizada.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.