A Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) de Araçatuba (SP) está realizando uma intervenção no canal do córrego Machado de Mello, no trecho da rotatória que interliga a avenida João Arruda Brasil com a Valdemar Alves, onde fica o ginásio do Matarazzo e a Cobrac.
Em nota, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Constantino Vourlis, informa que parte da parede de contenção do canal deslizou, possivelmente devido à ação das raízes de palmeiras plantadas no local.
Ainda de acordo com ele, o problema existia havia muito tempo e não teriam sido tomadas providências. “Quando assumimos a secretaria, no início do ano, identificamos que, se nada fosse feito, a situação poderia causar transtornos aos motoristas que utilizam essas vias de escoamento rápido”, afirma.
Blocos
Para fazer o reparo serão utilizados cerca de 80 blocos de concreto, com peso aproximado de três toneladas cada, para recompor a lateral do canal e garantir que o curso d’água siga o fluxo natural, sem comprometer as margens.
Vourlis informa que foi necessário remover as palmeiras da área, pois as raízes estavam empurrando parte da estrutura. “O serviço tem como objetivo restabelecer a segurança no local e evitar novos deslizamentos”, finaliza o secretário.