A Prefeitura de Braúna (SP) decretou estado de emergência no município em razão de um incêndio que ocorreu na área da Aldeia Indígena Icatu, que é cercada por canaviais, entre a tarde e a noite desta quarta-feira (4).
Segundo nota publicada na página da Prefeitura nas redes sociais, não haverá aula na quinta-feira (5) na escola Adolfo Hecht, localizada na avenida principal da cidade, que está servindo provisoriamente de abrigo aos indígenas.
Segundo o que foi informado à reportagem, o fogo não chegou a atingir as casas da aldeia, porém, chegou muito próximo delas. Como foram danificadas as instalações de energia, os imóveis estão sem condições de habitação, de acordo com a prefeitura.
Incêndio
O incêndio teria começado por volta das 16h e, segundo o Corpo de Bombeiros de Penápolis, que atuou no combate às chamas, o fogo foi controlado já por volta das 21h, quando as equipes retornaram para a base.
As chamas teriam se concentrado principalmente em área de canavial, mas também atingiu pastagens e áreas de preservação. Os bombeiros conseguiram fazer o cerco ao redor da aldeia indígena, para impedir que as casas fossem incendiadas.