A Prefeitura de Birigui (SP) irá reduzir o horário de expediente nas repartições púbicas municipais a partir da próxima segunda-feira (16), como medida para reduzir o consumo de água e minimizar despesas durante este período crítico.
De acordo com o que foi divulgado, o expediente passará a ser executado das 7h30 às 13h30, totalizando seis horas diárias, de segunda a sexta-feira. A medida não inclui os serviços essenciais, que funcionarão normalmente.
Se caracterizam como serviços essenciais o pronto-socorro municipal, a Estação de Captação e Tratamento de Água, a Guarda Municipal, os cemitérios e outros serviços indispensáveis à população.
“A Prefeitura de Birigui agradece a compreensão de todos e solicita a colaboração de cada cidadão na economia de água. A gravidade da situação exige o esforço conjunto para preservar nossos recursos naturais e assegurar o abastecimento contínuo para toda a comunidade”, informa nota distribuída à imprensa.
Emergência
A redução no expediente das repartições públicas municipais de Birigui é uma das medidas previstas no decreto de situação de emergência por escassez de produção e abastecimento de água à população, publicado nesta semana pela Prefeitura.
Segundo o município, a captação de água do ribeirão Baixotes, responsável por 60% do abastecimento de água potável do município, está em apenas 40% da capacidade, devido ao baixo nível do reservatória em razão da longa estiagem.
Medidas
Com a publicação do decreto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente poderá promover o contingenciamento; o rodízio de abastecimento; e até a suspensão, temporária, de fornecimento de água para setores não essenciais e/ou não prioritários do município.
A Prefeitura pode ainda utilizar poços, reservações e represamentos privados, urbanos ou rurais, mediante avaliação dos padrões de qualidade da água bruta, que servirão para abastecimento e armazenamento de água durante a situação de escassez.
O decreto tem vigência inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado até 31 de dezembro de 2024.