“A saúde mais próxima de você”. Com esse slogam, a Prefeitura de Birigui (SP) comunicou na tarde desta terça-feira (10), que a partir de quinta-feira (12) reassumirá a gestão da saúde pública na área de Atenção Primária. Assim, o município voltará a ter total responsabilidade com o atendimento médico e de enfermagem realizado nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a retomada ocorre com o término do contrato com a OSS (Organização Social de Saúde) Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus, que prestava o serviço desde junho do ano passado, após rescisão unilateral do contrato com a Organização Mãos Amigas.
Na época foi informado que o município pagaria R$ 4.620.181,54 por um contrato emergencial, sem licitação, pelo período de 180 dias, ou até que o chamamento público ainda a ser lançado fosse concluído.
A mesma entidade já era responsável pela gestão do pronto-socorro municipal de Birigui desde 1º de maio, contrato que foi prorrogado por mais ano pelo prefeito Leandro Maffeis (Republicanos), dias antes de encerrar o mandato.
Humanização
Em nota divulgada à imprensa, a prefeita Samanta Borini (PSD) afirma que a administração municipal fará a retomada da gestão com foco na humanização da saúde. De acordo com ela, com a medida, a administração estará mais próxima das necessidades diárias da população usuária do SUS (Sistema Único da Saúde) em Birigui.
Também em nota, o secretário municipal de Saúde, Roque Haroldo Bomfim, informa que o processo de transição teve início com a abertura de processo seletivo para contratar os prestadores de serviço.
Também foi aberto chamamento público para contratar médicos e dentistas que atuarão na rede. “Todos os profissionais que estarão conosco nesta nova fase da saúde de Birigui já passaram por integração e matriciamento, se tornando aptos a absorver as demandas a partir de quinta-feira”, afirma.
Acolhimento
Também em nota, a secretária-adjunta de Saúde, Patrícia Gomes Ferreira Silva, explica que a Atenção Básica é a porta de entrada do paciente na saúde pública, por isso, todos os serviços precisam ter caráter acolhedor e humanizado com o paciente.
Ainda de acordo com ela, ao procurar uma frase para ilustrar o trabalho que a secretaria pretende prestar, não seria possível pensar em nada diferente de: “A saúde mais próxima de você”. “O que queremos oferecer é proximidade e acolhimento para a população”, conclui.