A Prefeitura de Birigui (SP) publicou nesta semana, decreto que declara de utilidade pública para fins de desapropriação, partes áreas particulares para serem repassadas ao governo do Estado, para a instalação de um hospital regional.
Segundo o decretro, serão desapropriadas partes de quatro áreas na Fazenda Silvares, sendo duas delas no espaço denominado “Rancho Ipê Amarelo” e outras duas na “Estância Fortaleza". Ainda de acordo com o que foi publicado, uma dessas áreas será destinada à implantação do Hospital Regional de Birigui e as outras três, para a instalação de uma avenida de acesso.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, questionando sobre o andamento do projeto de instalação do Hospital Regional em Birigui e a resposta foi de que ele segue tramitando.
Construção
A construção de um hospital regional em Birigui foi confirmada pela secretária-executiva da pasta, Priscilla Perdicaris, durante visita a Araçatuba em fevereiro. No início de abril, o prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) publicou nas redes sociais dele, imagens de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo, para tratar da implantação do hospital.
Na ocasião, Priscilla esteve presente e o prefeito informou que foi apresentado a ela e à equipe técnica, as possíveis áreas para construção do hospital. “A próxima etapa será a visita técnica para a escolha da melhor área, dentre as duas que apresentamos” , informou na ocasião.
Segundo Maffeis, ele foi informado que o projeto prevê a construção de um hospital com 250 leitos, para atender casos de alta complexidade em diferentes especialidades médicas. Quando esteve em Araçatuba, Priscilla informou que o objetivo é ter o hospital funcionando até o final da atual gestão do governo do Estado, que se encerra em dezembro de 2028.