A Secretaria de Segurança Pública de Birigui (SP) abordou 248 motociclistas durante operação de trânsito realizada nesta quinta-feira (31), para combater o excesso de barulho causado pelo escamentos desses veículos. Segundo o que foi divulgado, a ação é uma resposta à pedidos da população, que vem reclamando do barulho excessivo produzido por alguns desses veículos.
De acordo com nota divulgada à imprensa, a “Operação Escapamento” foi desenvolvida em conjunto entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
A fiscalização ocorreu em trecho de grande movimento da rua Antenor Clarindo e todos os motociclistas abordados foram submetido ao teste do bafômetro. Apenas um havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir.
Resultado
No geral, sete motos foram apreendidas por irregularidades; 14 apresentavam irregularidades, mas os condutores foram autuados e os veículos liberados após providenciarem os reparos; e nove estavam com o licenciamento vencido. Além disso, onze pessoas dirigiam sem ser habilitadas e outras quatro estavam pilotando motos com a carteira de habilitação vencida.
Em nota, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Vagner Freire, explica que mesmo tendo alguns entraves legais para que alguns veículos sejam fiscalizados e apreendidos, os agentes estão trabalhando até no limite da legislação.
Ele acrescenta que o número de pessoas abordadas na condução dos veículos sem habilitação, com habilitação vencida, embriagada e com pneu liso, explica os altos índices de acidentes que vem ocorrendo no município.