Cotidiano

Prefeitura de Birigui faz operação contra linhas cortantes para pipa

Nenhum estabelecimento visitado tinha alvará de funcionamento e praticamente todos vendiam linhas cortantes, proibidas por lei
Da Redação
16/07/2025 às 17h36
Fiscalização aconteceu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Fiscalização aconteceu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Birigui (SP), por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou nesta terça-feira (15), a Operação Cerol, visando combater a comercialização de cerol e outros materiais cortantes usados em linhas de pipa. A ação teve a participação da Guarda Municipal, do fiscal da Secretaria de Tributação e Fiscalização e da Polícia Militar.

 

O objetivo foi dar cumprimento às leis municipal e estadual que regulam e proíbem a comercialização desse tipo de material cortante. Durante as visitas aos estabelecimentos comerciais, foi verificada a presença dos produtos irregulares, a documentação e o alvará de funcionamento.

 

Segundo o que foi divulgado nenhum dos vários estabelecimentos visitados, em número não informado, tinha o alvará de funcionamento. “Além disso, em praticamente todos foram identificados os produtos cortantes, proibidos por lei”, informa nota divulgada à imprensa.

 

Continua

 

Em nota, a Prefeitura informa que a Secretaria de Segurança Pública de Birigui continuará fiscalizando os estabelecimentos comerciais que atuam nesse ramo de atividade, inclusive nos bairros da cidade, visando coibir a soltura de pipas em áreas urbanas do município.

 

Também em nota, o secretário municipal de Segurança, Vagner Freire, comenta que é importante a população colaborar, em especial nesse período de férias, quando aumenta a prática de soltura de pipas.

 

“Pedimos que os pais orientem seus filhos coibindo a prática irregular, lembrando que em ambas as leis existe a previsão legal da aplicação de multa em maiores e no caso de menores, aos seus responsáveis”, reforça.

 

Ferido

 

No último dia 11, um motociclista de 24 anos sofreu um corte profundo na testa ao ser atingido um uma linha cortante na rua Antônio Agatielo, no bairro Simões, em Birigui. Um suspeito de estar soltando a pipa com a linha cortante que feriu a vítima foi encontrado pela Guarda Municipal, apresentado no plantão policial e preso em flagrante.

 

A Prefeitura informa que a população pode auxiliar na fiscalização, ligando gratuitamente nos números 153 ou 190, para denunciar a prática irregular no município.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.