A Prefeitura de Araçatuba (SP) decretou nesta terça-feira (14), situação de emergência em saúde pública no município, em razão da epidemia de dengue. O comunicado sobre o decreto foi feito durante entrevista coletiva no final da manhã.
Participaram o prefeito Lucas Zanatta (PL), o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, e a vice-prefeita Maria Ionice Zucon (PL), a Nice. Um dos motivos para a decretação do estado de emergência é o aumento considerável dos casos positivos da doença.
Segundo o que foi informado, a cidade já ultrapassou os 800 casos positivos de dengue e há mais de 300 casos em investigação, aguardando resultado de exames. Com isso, também houve um aumento na procura pelos serviços de saúde.
De acordo com o decreto, com o estado de emergência, será possível reforçar a realização de medidas de prevenção, controle e contenção dos riscos, danos e agravos à saúde pública.
Atendimento
Atualmente Araçatuba conta apenas com o pronto-socorro municipal para atendimento 24 horas dos pacientes que apresentam sintomas de dengue, o que tem provocado uma superlotação do serviço.
Como forma desafogar o PS, foi informado durante a coletiva, que até sexta-feira (17) o município quer implantar mais duas unidades com atendimento 24 horas. A ampliação do atendimento será feito nas UBSs (Unidades Básica de Saúde) do Morada dos Nobres e a Umuarama 2.
Compromisso
Os dois prédios foram construídos para serem utilizados como UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e era um compromisso de campanha da atual administração, colocá-los para atender 24 horas por dia. Hoje eles funcionam das 7h às 22h.
O secretário de Saúde informou que a OSS (Organização Social de Saúde) Mahatma Gandhi já está providenciando as contratações necessárias para a ampliação do horário de atendimento nessas duas unidades.
As outras UBSs do município seguirão atendendo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, segundo o que foi informado.