Cotidiano

Prefeitura de Aracanguá decreta emergência por estragos causados pela chuva

Desde janeiro, a Defesa Civil do município registrou 625 milímetros de chuva; decreto permite a dispensa de licitações para obras
Da Redação
29/04/2025 às 09h40
Força da água causou erosão significativa no aterro da rua Luiz Moreira (Foto: Divulgação) Força da água causou erosão significativa no aterro da rua Luiz Moreira (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá (SP), cidade vizinha a Araçatuba, decretou Situação de Emergência no município em razão dos danos provocados pelas chuvas que atingem a cidade desde o início do ano.

 

Segundo o que foi divulgado, desde o início de janeiro a Defesa Civil do município contabilizou um acumulado de 625 milímetros de chuva. Em janeiro, em duas horas de chuva houve o foram registrados 180 milímetros de água.

 

A área mais afetada foi o distrito de Major Prado, com o rompimento de uma tubulação que afetou as principais vias de acesso ao distrito. De acordo com o que foi informado, a força da água causou erosão significativa no aterro da rua Luiz Moreira, problema que se agravou com as chuvas recentes.

 

Emergência

 

Diante da gravidade, o prefeito Luiz Carlos dos Reis Nonato (Podemos), o Luizão, decretou a Situação de Emergência pelo período de 180 dias. A medida permite a dispensa de licitações para a aquisição de materiais e serviços necessários à recuperação da infraestrutura.

 

“A medida tem como objetivo agilizar os trabalhos de reconstrução e minimizar os transtornos enfrentados pela população de Major Prado, que lida com a interdição da via principal desde o começo do ano”, informa nota divulgada à imprensa.

 

Ainda de acordo com a nota, o prefeito afirma que a ação é fundamental para garantir a segurança, a mobilidade e o bem-estar dos moradores.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.