A prefeita em exercício de Araçatuba (SP), Edna Flor (Cidadania), que assumiu o cargo em função da licença de saúde do prefeito Dilador Borges (PSDB), assinou nesta quarta-feira (30) a ordem de serviço autorizando o início da construção do novo terminal urbano para transporte coletivo do município.
Segundo a administração municipal, o investimento no novo complexo será feito porque o atual terminal é considerado inseguro e desconfortável. “A intenção da prefeitura é oferecer um terminal moderno, que atenda às necessidades dos usuários e que permita maior segurança”, informa nota divulgada à imprensa.
Ainda de acordo com a Prefeitura, até mesmo a questão dos horários e pontualidade dos serviços fazem parte desta remodelação do transporte urbano na cidade.
O serviço do transporte coletivo no município é prestado pela TUA (Transportes Urbanos Araçatuba), que ocupa a área atrás da plataforma da antiga estação ferroviária para sediar o ponto principal de embarque e desembarque de passageiros. Não foi informado o que será feito com essa área quando o terminal for transferido.
Prazo
Entretanto, será preciso aguardar pelo menos um ano até a que mudança de local aconteça. De acordo com o contrato assinado, a empresa D. W. J. Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação, terá 12 meses para concluir a obra.
O novo complexo será construído na área do antigo campo do Ferrinho, que fica rua Rosa Cury, atrás da Havan e bem próximo do pronto-socorro municipal. O investimento anunciado é de R$ 4.867.395,99, todo ele proveniente dos cofres municipais.
Estrutura
Segundo a Prefeitura, o projeto arquitetônico privilegia a proteção para os dias de chuva, garantindo a boa circulação de ar. Há ainda previsão de criação de um pequeno centro de compras, com oito espaços comerciais para instalação de empresas de alimentação e até artigos de vestuário.
Serão construídos sanitários femininos e masculinos, inclusive em versões para pessoas com deficiência; fraldário; depósito de material de limpeza; copa; sala de gerência; bilheteria; e plataforma.
Pensando na segurança, o novo terminal terá um posto fixo para a Guarda Municipal e acessos facilitados para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Toda a área será cercada por um gradil, impedindo o acesso de pessoas que não estejam esperando ônibus e a circulação de passageiros na pista de entrada, saída e manobra dos veículos.