A Prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou nota nesta terça-feira (5), informando que a empresa responsável pela instalação de rede de galerias no bairro Engenheiro Taveira está acompanhando diariamente o progresso dos trabalhos, reforçando ações, em especial nos últimos dias, para minimizar os impactos das chuvas sobre a obra, visando amenizar os transtornos causados.
Na segunda-feira (4), moradores no bairro estiveram na sessão da Câmara para cobrar dos vereadores que fiscalizem o andamento da obra, que está causando transtornos, que se agravaram em função da chuva dos últimos dias.
Eles informaram que estaria faltando água em algumas residências; que não estaria ocorrendo coleta de lixo; que algumas crianças estariam com virose, em função de problemas com vazamento de esgoto; e que haveria casas com risco de cair, por estarem próximas das valetas abertas.
O vereador Arlindo Araújo (Solidariedade) teve aprovado um requerimento pedindo informações à Prefeitura sobre a situação do bairro.
Grande porte
Na nota, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação explica que essa obra de instalação de galerias no bairro Engenheiro Taveira ocorre em área de topografia extremamente plana e se trata de um projeto de grande porte.
“Essas características, somadas ao impacto das recentes e intensas chuvas, têm dificultado o escoamento adequado da água, fazendo com que ela busque naturalmente os pontos mais baixos, como as valas. Esse fenômeno resulta em uma movimentação acentuada de água e terra nesses locais”, informa a nota.
Cronograma
Ainda de acordo com a Prefeitura, o cronograma da obra está em conformidade com o prazo estabelecido, que permanece fixado para 23 de março de 2025, com a vigência total da obra até 18 de setembro de 2025.
“A administração municipal se solidariza com os moradores do bairro, pois sabe que toda obra gera transtornos”, cita a nota, acrescentando que essa melhoria era esperada há mais de 100 anos e será concluída e entregue dentro do prazo.