A prefeita de Birigui, Samanta Borini (PSD), e o coordenador geral de administração da Secretaria de Estado da Saúde, Juan Carlos Sanchez, visitaram nesta terça-feira (12), o terreno onde será construído o Hospital Estadual do Alto Noroeste, às margens da rodovia Gabriel Melhado (SP-461).
A segunda licitação para definir a construtora responsável pela obra está em andamento, na fase de verificação de documentação. Não há previsão de data para homologação do resultado e assinatura do contrato.
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que as obras terão início após a conclusão da licitação e que o prazo de execução é de 18 meses, a partir da emissão da ordem de serviço.
Visita
Segundo a Prefeitura, os secretários municipais de Obras, Rogério Fernandes, e de Desenvolvimento Econômico, Carlos Farias, acompanharam a visita técnica. O município vê a construção do hospital como um marco para Birigui e região.
“A nossa administração tem trabalhado arduamente em apoio ao governo do Estado, Secretaria da Saúde, para oferecer um ambiente favorável durante as obras e chegada deste importante empreendimento para Birigui e região”, ressalta a prefeita em nota da assessoria de imprensa.
Quando o hospital estiver concluído, ele oferecerá atendimento de média e alta complexidade para os 40 municípios da área de abrangência do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).
Com isso, a expectativa é que contribua para desafogar a Santa Casa de Araçatuba, atualmente o único hospital de alta complexidade para atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) para pacientes desses municípios.
Complexo
O complexo deverá ter 274 leitos distribuídos em sete andares. A obra será custeada com recursos provenientes do leilão dos serviços lotéricos estaduais, realizado em novembro de 2024 na sede da Bolsa de Valores (B3).
Esse leilão arrecadou R$ 600 milhões em outorga fixa e também deve financiar a construção do Hospital Regional de Itapetininga, segundo o governo do Estado, o qual já estaria em obras.
O novo edital de licitação do hospital de Birigui foi publicado no Diário Oficial do Estado de 27 de junho, com valor estimado de aproximadamente R$ 330 mil para a construção. As empresas interessadas tiveram até 31 de julho para apresentar as propostas.
Revogado
A primeira licitação foi anunciada pelo próprio governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em visita a Birigui, no final de dezembro do ano passado. Porém, o governo do Estado revogou essa licitação e informou que um novo edital seria publicado após a conclusão de ajustes técnicos no projeto.