A Prefeitura de Araçatuba (SP) demoliu um banheiro e a estrutura de um antigo restaurante na praça João Pessoa, também conhecida como praça “500 Anos”, que foi reinaugurada em 2000, após passar por total remodelação, realizada pela iniciativa privada.
Esse antigo restaurante foi interditado pela Prefeitura e desativado por determinação do Ministério Público, por ser proibido esse tipo de ocupação em espaços públicos do município. Abandonado, ele virou abrigo para usuários de drogas e bebidas alcoólicas.
A reportagem visitou o local em dezembro de 2021 , após denúncia de moradores, e na ocasião encontrou muito lixo, embalagens de marmitas, de preservativos e uma mochila, provavelmente deixada no local por um dos frequentadores.
Durante a visita, na ocasião, foi constatado que os dois banheiros públicos existentes na praça estavam em estado crítico, com as paredes pichadas e sem condições de uso.
Demolição
Ao passar pela praça na manhã de quarta-feira, a reportagem encontrou equipes da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) recolhendo o entulho da demolição do banheiro e desmontando a estrutura do restaurante.
Eles informaram que o trabalho teve início na terça-feira (31) e que havia uma pessoa em situação de rua que teria ficado bastante alterada com a ação, inclusive tendo se apoderado de objetos para tentar atacá-los.
Agradeceram
Durante a manhã de quarta-feira a reportagem recebeu mensagens de moradores no entorno da praça, elogiando a iniciativa da Prefeitura de demolir as duas estruturas. Um deles comentou que era constante o mau cheiro no local em função de pessoas em situação de rua utilizarem o espaço para defecar e urinar.
Esses moradores também questionaram se a administração municipal tem algum projeto para a melhoria dessa praça, que já foi muito usada para a realização de eventos e que possui um playground, mas que também precisaria de melhorias.
Na manhã de quarta-feira havia equipes fazendo a limpeza do espaço, que está com o reservatório de água da GS Inima Samar e outras estruturas totalmente vandalizadas.
Prefeitura
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura, que informou que o pedido para demolição dessas estruturas havia sido feito há algum tempo e agora está sendo atendido.
Sobre investimentos a serem feito no local, a administração municipal informou que existe projeto para a revitalização, mas não há previsão de data para a execução, aguardando disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros.