O Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Araçatuba (SP) está em busca de doadoras para atender a demanda, diante da queda de 60% na quantidade do alimento em relação às demandas diárias, registrada desde o final de junho.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, são necessários 1.200 mililitros de leite por dia para alimentar cerca de dez bebês prematuros, cujas mães não têm condições de ofertar o alimento.
Porém, há pouco mais de um mês a entidade vem captando 720 mililitros a menos em relação à quantidade necessária por dia para alimentar esses bebês prematuros internados em leitos intensivos neonatais.
Ainda de acordo com o hospital, o frio e o recesso escolar são fatores que podem estar contribuindo para a queda na quantidade de leite coletado, apesar de as doações serem fundamentais para atender os bebês das mães que ainda não conseguem produzir leite, principalmente em casos de prematuridade.
Ideal
Em nota, a coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Araçatuba, enfermeira Francine Américo Borégio, reforça que o leite materno é o alimento ideal para todos os bebês. E, no caso dos prematuros, ele também ajuda a formar os anticorpos para a prevenção de infecções, que não são incomuns nos longos períodos de internação desses bebês.
Assim, as doações se tornam ainda mais importantes, já que entre os 25 recém-nascidos internados sob os cuidados do Serviço de Neonatologia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba, estão prematuros e prematuros extremos, que nasceram antes de 28 semanas de idade gestacional e pesando menos de 1 quilo. “Nesses casos, a doação faz toda a diferença, pois muitas mães ainda não conseguem produzir leite”, informa Francine.
Quem pode doar?
Podem ser doadoras, mulheres saudáveis que estão amamentando e possuem leite excedente. Nesse grupo estão mães com bebês internados na Santa Casa que diariamente fazem extração no Posto de Coleta de Leite Humano do hospital para alimentá-los e que podem doar o excedente.
O Posto de Coleta fica no terceiro andar da torre principal e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. A unidade tem profissionais e equipamentos para auxiliar a extração.
Voluntárias
Já voluntárias que estão em qualquer região de Araçatuba que querem ser doadoras de leite e não conseguem ir ao hospital, podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Araçatuba pelos telefones (18) 99718-1654 ou (18) 3636-1175. A unidade agenda as coletas domiciliares.
Além disso, o Banco de Leite possui profissionais capacitados para orientações, fornece os materiais necessários e tem veículo próprio para buscar o leite coletado. O leite doado passa por um processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser destinado aos bebês.