A Polícia Militar Ambiental realizou nesta quarta-feira (27), o plantio simbólico de mudas de árvores nativas em local destinado à recuperação ambiental em APP (Área de Preservação Permanente) na fazenda São João, no bairro Pau Lavrado, em Birigui (SP).
O evento sócio educativo voltado à proteção ambiental teve participação do Rotary Clube de Birigui, Casa da Amizade, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de alunos, professores e diração da escola estadual Hermínio Cantisani.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o objetivo da ação foi dar continuidade às comemorações do “Dia da Água”, celebrado na sexta-feira (22). Ainda de acordo com o que foi divulgado, a área que recebeu as mudas compõe a matar ciliar do córrego Jacutinga.
Este, por sua vez, é afluente do ribeirão Baixote, que serve de manancial para captação de água que abastece parte da população da cidade de Birigui. “Esse ato simbólico faz parte de um contexto maior que se completará com a recuperação de uma área de aproximadamente 70.000 m² com o plantio de 7.600 espécimes no local”, informa a PMA em nota.
Iniciativa
Ainda de acordo com a corporação, ao preservar os córregos se contribui para a formação de corredores ecológicos, que são faixas de terra que conectam áreas naturais fragmentadas.
“Esses corredores permitem que os animais silvestres se desloquem entre diferentes habitats, o que é essencial para o fluxo gênico das populações, evitando a consanguinidade e promovendo a diversidade genética, bem como, a disseminação das sementes das árvores, promovendo a regeneração natural das florestas ribeirinhas e aumentando a biodiversidade local”, informa em nota.
Sendo assim, a iniciativa protegerá os recursos hídricos e desempenhará um papel vital na conservação da vida selvagem e na manutenção da saúde dos ecossistemas terrestres e aquáticos.