Quem for viajar da região de Araçatuba para São Paulo e passar pelas praças de pedágio da rodovia Castello Branco (SP-280) irá desembolsar menos com as tarifas.
A partir da meia-noite deste domingo (30), as tradicionais praças de pedágios dos lotes rodoviários denominados Sorocabana e Nova Raposo terão redução nas tarifas tanto para usuários das cabines automáticas quanto para aqueles que utilizam as cabines manuais neste domingo (30).
Segundo o governo do Estado, em Itu, no km 72,805 da rodovia Castello Branco, a tarifa passou de R$ 15,80 para R$ 11,97 nas cabines automáticas (-24,2%) e para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2%).
Em Osasco, no km 18,920, a tarifa passou de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas cabines manuais (-32,2%). Em Barueri, no km 20,545 da SP-280, os valores foram reduzidos de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%).
Já? em Itapevi, no km 33,420 da SP-280, a tarifa foi reduzida de R$ 11,80 para R$ 8,93 nas automáticas (-24,3%) e para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%).
Em Sorocaba, no km 13,325 da Jose? Ermírio de Moraes (SP-075), os valores também caíram: de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas automáticas (-25,1%) e para R$ 7,10 nas manuais (-21,1%).
Já? em São Roque, no km 47,555 da SP-270, a tarifa foi reduzida de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas automáticas (-23,8%) e para R$ 10,10 nas manuais (-19,8%).
Em Alumínio, no km 79,145 da Raposo Tavares (SP-270), os valores foram de R$ 12,60 para R$ 9,40 nas automáticas (-25,4%) e para R$ 9,90 nas manuais (-21,4%). Em Araçoiaba, no km 111,89 da SP-270, a tarifa de R$ 5,30 foi para R$ 3,99 nas automáticas (-24,7%) e para R$ 4,20 nas manuais (-20,7%).
Entenda a redução
O fim da tarifa quilométrica de sistema, aplicada anteriormente na Via Oeste, resultou em uma redução significativa no valor das tarifas quilométricas de pedágio. Ha? ainda a inclusão de descontos contratuais, como 5% para usuários das cabines automáticas e até? 20% para aqueles que aderirem ao DUF (Desconto para Usuário Frequente).
A redução tarifária nos novos lotes ‘Rota Sorocabana’ e ‘Nova Raposo’ foi estabelecida pelo Poder Concedente e deliberada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado) como parte da política tarifária, com base em estudos de viabilidade técnica dos projetos.
A implementação do sistema free-flow também distribuirá? a cobrança de forma mais proporcional ao longo das rodovias, garantindo uma melhor relação entre distância percorrida e valor pago.