PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cotidiano

Pacientes de 34, 55 e 70 anos têm órgãos captados na Santa Casa de Araçatuba

É a segunda vez desde 2016 que o hospital registra três doações de múltiplos órgãos no mesmo dia
Lázaro Jr.
27/12/2023 às 18h24
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Três pacientes que estavam em tratamento intensivo na Santa Casa de Araçatuba (SP) tiveram a morte cerebral constatada após protocolo específico e tiveram órgãos captados nesta quarta-feira (27). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, é a segunda vez que ocorrem três captações de múltiplos órgãos no mesmo dia na instituição. A outra ocorreu em março de 2016.

 

Um dos doadores é um homem com 55 anos, que havia sido internado na sexta-feira (22) em quadro grave de traumatismo cranioencefálico. A morte encefálica do paciente foi constatada às 11h50 de terça-feira (26) e os familiares autorizaram a doação de órgãos.

 

Deste doador foram captados rins e córneas por equipe do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto. O procedimento foi iniciado às 10h10 e concluído às 11h30.

 

Mulheres

 

As outras duas doadoras são mulheres e vítimas de Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico. Uma delas tinha 34 anos e estava hospitalizada desde o dia 19 deste mês. A morte encefálica nesse caso foi constatada às 10h25 de terça-feira e, com autorização dos familiares foram captados fígado, rins e córneas. Os procedimentos foram iniciados às 14h e finalizados às 15h45.

 

Já a terceira doadora tinha 70 anos de idade e havia sido internada no dia 22 deste mês. Ela teve a morte encefálica confirmada às 11h30 também da terça-feira e, nesse caso, houve a captação do fígado e das córneas.

 

O procedimento foi realizado por equipe de um hospital de Ribeirão Preto, que viajou para Araçatuba em voo fretado. Após o procedimento, a equipe seguiria para o aeroporto Daria Guarita sob escolta de batedores da Guarda Municipal. Os três doadores tiveram as córneas captadas pelo enfermeiro Matheus Tonon, integrante da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa.

 

Espera

 

O hospital informa que a iniciativa dos familiares que autorizaram a doação dos órgãos deve beneficiar 12 pessoas que aguardavam na fila à espera de órgãos para serem transplantados.

 

“O final feliz para esses pacientes só ocorreu porque, mesmo devastados pela perda de seus entes queridos, ocorridas de forma inesperada, familiares de três pacientes que tiveram mortes cerebrais confirmadas na segunda-feira, disseram sim aos pedidos de doação feitos por integrantes da CIHDOTT da Santa Casa de Araçatuba”, informa em nota.

 

A instituição reforça que é a segunda vez desde a criação da comissão, em 2015, que são realizadas três doações de múltiplos órgãos no mesmo dia. A outra foi em 24 de março de 2016.

 

Segundo o hospital, nessas situações a logística interna é ajustada para que a dinâmica do trabalho das equipes internas da Santa Casa e dos hospitais que fazem a captação ocorram em sincronia, considerando principalmente o tempo e a forma com que os órgãos serão transportados.

 

Com esses três procedimentos, sobe para 15 o número de captações de órgãos realizadas no hospital de Araçatuba neste ano.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.