Um homem de 72 anos de idade, que está internado na Santa Casa de Birigui (SP), teve a vesícula retirada durante procedimento cirúrgico, após ser internado para cirurgia de hemorroida. O caso aconteceu na quarta-feira (11) e familiares cobram explicações do hospital.
A reportagem tomou conhecimento do caso no final da tarde desta quarta-feira (12), por meio do vereador André Fermino (PP), e conseguiu contato com familiares. Eles informaram que a autorização de internação para procedimento cirúrgico para tratamento da hemorroida foi feita na manhã de terça-feira (10).
No documento consta que ele seria submetido a uma hemorroidectomia, que é a cirurgia das hemorroidas, que são vasos sanguíneos dilatados e salientes da região anorretal.
Demora
O paciente deu entrada no hospital no início da tarde de quarta-feira e, segundo o que foi informado, foi levado para o Centro Cirúrgico às 16h45. "Ele entrou para fazer a cirurgia e não voltava. Só foi para o quarto quase 11h da noite, reclamando de muita dor. Foi aí que descobriu que fizeram cirurgia errada", informa um familiar.
A família teve acesso à ficha de internação, na qual consta que ao invés de ser submetido a uma hemorroidectomia, o procedimento realizado foi uma colecistectomia, que é cirurgia para retirar a vesícula, mediante incisão no abdômen.
"O encaminhamento do médico que pediu o procedimento está correto, agora por que erraram, eu não sei", questiona o familiar. Ele afirma que após ser descoberto o erro, a médica responsável pelo procedimento não apareceu para avaliar o paciente.
Hospital
A Santa Casa de Birigui está sob intervenção da Prefeitura, que emitiu esta nota sobre o caso: "A Santa Casa de Birigui vem a público informar que, na data do dia 11/06/2024, tomou conhecimento acerca do episódio ocorrido no Centro Cirúrgico da Instituição. Considerando que a Direção do Hospital preza pelo cumprimento da lei e da ordem, vinculada aos princípios constitucionais pátrios, a Santa Casa informa que iniciou o procedimento de Sindicância para apurar os fatos e tomará as medidas administrativas e legais cabíveis. A Santa Casa de Misericórdia de Birigui reforça sua seriedade e transparência diante da população regional, a qual confia no trabalho da Instituição, acolhendo e dando apoio aos pacientes que necessitam do acesso à saúde".
A reportagem também solicitou informações ao Cremesp (Conselho Regional de Medicina) e aguarda uma resposta.