Cotidiano

Ovelha domesticada foge de casa e chama a atenção passeando na região central de Araçatuba

Jurema, como é chamada, foi trazida para a cidade para passar no veterinário, por estar prenha; escapou ao ver o portão aberto
Lázaro Jr.
16/04/2024 às 19h20
Jurema com a adolescente Ana Beatriz, já de volta em casa (Foto: Lázaro Jr.) Jurema com a adolescente Ana Beatriz, já de volta em casa (Foto: Lázaro Jr.)

Chamou a atenção de quem passava pela rua Marechal Deodoro, na região central de Araçatuba (SP), na tarde de segunda-feira (15), um grupo de pessoas tentando capturar uma ovelha que havia escapado de uma residência e estava circulando entre os carros.

 

O Hojemais Araçatuba publicou um vídeo nas redes sociais da ação e nesta terça-feira (16) a reportagem foi convidada para conhecer a “Jurema”, que está em casa. Os tutores do ovino fizeram contato com a reportagem, para que os leitores fossem informados que a ovelha foi recuperada e está bem.

 

O animal, da raça Dorper, pertence à família da agropecuarista Claudia Pelegrino. A jovem que aparece nas imagens com um pedaço de madeira na mão é Ana Beatriz, 17 anos. “Ela estava com o objeto na mão porque a Jurema obedece dessa forma, mas ninguém iria bater nela”, explica.

 

Prenha

 

Claudia explica que tem um rebanho de ovinos que são criados na propriedade em Mato Grosso do Sul, mais de 400 quilômetros distante de Araçatuba. Atualmente ela tem nove fêmeas e quatro machos e cada animal é avaliado em R$ 3 mil.

 

No caso de Jurema, ela foi domesticada desde que nasceu, já que a mãe dela morreu no parto. A ovelha foi trazida para a casa da família em Araçatuba para passar por avaliação de um veterinário, pois está prenha e deve dar luz a dois filhotes em 38 dias.

 

Escapou

 

Ainda de acordo com Cláudia, a previsão era de que a ovelha fosse levada de volta para a fazenda no sábado passado, mas o veterinário só pode examiná-la nesta semana. Na tarde de segunda-feira, enquanto estava na casa da família, que fica próximo da rua Marechal Deodoro, Jurema saiu ao ver o portão aberto. “Ela ficou assustada por haver muitas pessoas na casa. Lá (na fazenda) ela entra na cozinha e é acostumada a dar volta na mesa; toma leite e soro”, conta.  

 

As imagens mostram a ovelha circulando entre os carros na rua Marechal Deodoro e, apesar da ajuda de outras pessoas, naquele momento ela não foi capturada.

 

Segundo o que foi informado, dali ela desceu pela rua Dom Pedro, cruzou a avenida dos Araçás e foi encontrada pastando em uma área próximo de onde esteve montado um circo recentemente, e foi levada de volta para casa. A previsão é de que ela seja levada de volta para a fazenda no próximo sábado.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.