A manhã deste feriado de aniversário de Araçatuba (SP), comemorado nesta terça-feira (2), também foi marcada por uma ação voltada ao meio ambiente. Cerca de 40 voluntários liderados pela ONG Clube da Árvore realizaram o plantio de 117 mudas de árvores nativas.
Esse plantio aconteceu em uma área entre a rua Alice Santiago Zago e a via Etevilno Pereira dos Santos, acesso entre a rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) e a rotatória do Pé de Galinha. A área recebeu mudas de jacarandá-mimoso, cassola, ipês, tarumã e cajá-mirim.
A presidente do Clube da Árvore, Sandra Regina da Mota, explicou que a área a receber o plantio foi escolhida a partir de pedido de um morador no bairro Petit Trianon, que fica nas imediações.
Sem árvores
Essa via foi duplicada recentemente e não havia mudas de árvores plantadas nessa área entre a via marginal. “Era uma avenida até hoje sem árvores e um morador pediu pra gente nas redes sociais, para fazer o plantio aqui”, conta Sandra.
Ainda de acordo com ela, as mudas que foram plantadas no local foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que autorizou o plantio. O plano da ONG, de acordo com ela, é cobrir toda a área, até a rotatória com a Elyeser com mudas.
Para isso, o Clube da Árvore pretende continuar negociando com a Secretaria de Meio Ambiente. Ao mesmo tempo, a população pode colaborar com doações em dinheiro e também em insumos, como adubo, estacas e sacos plásticos para produção das mudas.
Município
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Fernando Marques, participou do plantio, junto com servidores da Pasta. Ele comentou que é uma satisfação para a administração municipal o envolvimento da sociedade num tema tão importante, que é o meio ambiente.
“Com a parceria que nós temos com o Cube da Árvore e os clubes sociais como Rotary, Rotaract, Leo, Lions, Demolays, Filhos de Jó, nós estamos atendendo uma necessidade premente, que é a recomposição arbórea do município”, comentou.
Ele afirma que a secretaria promove esse trabalho constante, de conscientização e ação. “Para nós conseguirmos o esperado pela sociedade, nós não paramos”, afirmou.