Nos últimos dias, foram registradas altas temperaturas no estado São Paulo, e a expectativa é de que o calor extremo continue na próxima semana. O fenômeno climático histórico tem feito com que os paulistanos vivam dias ensolarados e, ao mesmo tempo, bastante secos.
Essa onda de calor não apenas influencia o ambiente, mas também a saúde da população. Pensando nisso, é necessário estar atento à ingestão adequada de água para conseguir driblar os efeitos negativos que esse período pode causar ao corpo.
"Ao beber água regularmente, podemos ajudar na hidratação do organismo e prevenir sintomas desagradáveis, como ressecamento da boca e garganta, por exemplo. Além disso, ter uma hidratação adequada também ajuda a manter o bom funcionamento dos nossos órgãos internos, evitando maiores complicações de saúde", afirma Marlucy Lindsey Vieira, nutricionista da UBS Jardim Nakamura, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP).
Segundo a especialista, também é possível manter a hidratação do corpo com a inclusão de uma dieta rica em alimentos com alto teor de água. "É possível aumentar a hidratação do corpo consumindo algumas frutas e legumes, como pêssego, framboesa, pepino, melancia, abobrinha, morango, laranja, alface, tomate, melão e abacaxi. Todos esses alimentos têm um alto teor de água", reforça.
A profissional ressalta, no entanto, que esses alimentos não substituem o consumo de líquidos. Ela enfatiza que a água de coco é rica em potássio e magnésio, que ajudam a repor os nutrientes perdidos durante a transpiração, ou seja, também é uma ótima opção para hidratação.
Além disso, os sucos naturais, quando feitos com frutas frescas, são fontes de vitaminas e minerais e também podem auxiliar nos dias quentes.
Cuidados cotidianos
Além da alimentação, a nutricionista dá algumas dicas gerais de como amenizar os desconfortos nesses dias. Confira abaixo os cuidados: