Uma onça-parda, também conhecida com puma concolor, que é considerado o maior membro da subfamília dos felíneos, foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental após ser capturada por uma armadinha na zona rural de Penápolis (SP), na tarde de sábado (16).
A equipe que fez o resgate relatou que estava em patrulhamento ambiental no transcorrer da Operação São Paulo Sem Fogo, quando houve solicitação do proprietário do rancho Costa Rica, no bairro. Ele disse que encontrou o animal preso a um cabo de aço, nos fundos da propriedade, que fica às margens do ribeirão Bonito.
Chegando ao local, os policiais constataram que a onça-parda havia caído em uma armadilha do tipo laço de aço, que comumente é utilizada para captura ilegal de capivaras. Segundo a polícia, o animal estava em situação de risco, pois poderia ter sofrido ferimentos graves ou até mesmo a morte, se não houvesse intervenção imediata.
Resgate
Diante da gravidade e da necessidade de assistência técnica especializada, foi solicitado apoio ao médico veterinário Carlos Augusto Colevati, que compareceu ao local.
“Com a aplicação de técnicas adequadas de manejo de fauna silvestre e observando rigorosos protocolos de segurança, o felino foi imobilizado em conjunto pelas equipes policiais e pelo médico veterinário”, informa nota divulgada à imprensa.
Bem
Ainda de acordo com a PMA, o animal foi submetido à avaliação clínica, que apontou que ele não apresentava ferimentos graves, estando em plenas condições de sobrevivência. Assim, após a medicação e estabilização, a onça-parda foi solta no mesmo local de captura, de forma segura, retomando ao habitat natural e garantindo a preservação da espécie.