Atendimento passa a ser feito em prédio na rua Bandeirantes, perto da esquina com a Floriano Peixoto (Foto: Lázaro Jr.)
O SC Saúde, plano de saúde da Santa Casa de Araçatuba (SP), inaugurou nesta segunda-feira (21), as novas instalações do Ambulatório de Especialidades Médicas, em prédio na rua Bandeirantes, próximo ao cruzamento com a rua Floriano Peixoto. O serviço era prestado em um prédio na rua Mato Grosso, esquina com a Tiradentes.
As novas instalações, com 20 salas ante as oito anteriores, possibilitarão o aumento de 42,86% nos atendimentos, ampliando de 18 para 24 a quantidade de especialidades médicas oferecidas. A estimativa é que serão elevados 1.000 atendimentos mensais, que foi a média de 2024, para 1.428 atendimentos por mês com as novas instalações.
Entre as novidades estão consultórios médicos e espaços para terapias de Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição, além de procedimentos de enfermagem e coleta de sangue para exames clínicos. Além disso, haverá a entrada de especialistas nas áreas de Urologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Proctologia.
Os novos atendimentos reforçam os já tradicionais de Clínica Médica, Cirurgia-Geral, Pediatria, Cardiologia, Psiquiatria, Dermatologia, Anestesiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Ortopedia e Reumatologia.
Fortalecimento
O superintendente do SC Saúde, Fábio Martinez Blaya, comenta que a nova sede do Ambulatório Médico é mais um investimento feito pela operadora para fortalecer a verticalização da rede própria de serviços médico-hospitalares.
De acordo com ele, o foco principal é aprimorar o acolhimento ao usuário e a humanização dos serviços oferecidos. “Quando o usuário de uma operadora dispõe de somente rede de serviços aberta, esse fator torna mais longa a espera pelo atendimento”, explica.
Estrutura
O SC Saúde completou 28 anos de existência neste mês de julho e consolidou em Araçatuba, a rede própria e completa para atender as demandas médico-hospitalares de 30 mil beneficiários. Trata-se de um plano de médio porte, de acordo com a classificação da ANS (Agência Nacional de Saúde), com atuação regionalizada no municípios da área entre Penápolis à Andradina, com filiais administrativa e comercial em Penápolis e Mirandópolis.
A rede de serviços estruturada tem capacidade para atender em 100%, o rol de mais de 3 mil procedimentos de baixa, média e alta complexidades regulamentados pela ANS.
Ambulatório
O SC Saúde foi um dos primeiros planos de saúde de Araçatuba e região a implantar ambulatório médico, permitindo aos usuários agilizar consultas em relação à rede credenciada formada por 500 médicos especialistas e 300 profissionais não médicos.
Na área ambulatorial, o plano mantém Ambulatório Médico de Especialidades, Laboratório de Análises Clínicas e o Núcleo de Apoio Infantil, especializado no atendimento ao TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Desde que implantou o Ambulatório Médico de Especialidades, em julho de 2018, o SC Saúde registrou crescimento de 56,25% no atendimento prestado pela unidade. Neste período, a demanda mensal passou de 640 para 1.000 atendimentos.
Meta a longo prazo é construir um hospital próprio
A meta a longo prazo é construir um hospital próprio, destinado a atender baixa e média complexidades, revela o superintendente do SC Saúde, Fábio Martinez Blaya. De acordo com ele, essa iniciativa ajudará a desafogar a Santa Casa, que poderá priorizar o atendimento de alta complexidade aos pacientes SUS (Sistema Único de Saúde).
Utilizando a estruturada Santa Casa de Araçatuba, o plano registra em média, 2.500 atendimentos hospitalares mensais. O hospital oferece estrutura completa e exclusiva aos beneficiários, composta de Pronto-Atendimento com Clínica Médica e Pediatria 24 horas, ala de internação com apartamentos climatizados, TV e frigobar e sala cirúrgica equipada com tecnologia de ponta.
Segundo a direção do plano, os investimentos na verticalização da rede própria têm alavancado o crescimento do SC Saúde, que nos últimos cinco anos, registrou expansão entre 20% e 25% no número de beneficiários.