A nova diretoria da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), tomou posse nesta terça-feira (16), quando diretores e conselheiros do biênio 2024-2025 já participaram de reunião para detalhar dados sobre a gestão da entidade, planejamento e estratégias.
No encontro também foram feitas sugestões para ações deste ano, principalmente aquelas que vislumbrem o aumento das receitas financeiras. “O fato é que o SUS (Sistema Único de Saúde) repassa cerca de 50% das nossas despesas e precisamos nos desdobrar na captação do restante”, argumenta a presidente da associação, Vanilda Maria Barboza, carinhosamente chamada de Vanda.
Ela reforça que essas é uma luta constante e permanente e todos os diretores sabem disso. “Sendo assim, realizamos esse evento de posse para dar transparência a todas as nossas necessidades e ações”, declara.
Renovação
Para o vice-presidente de entidade, César Américo do Nascimento, a renovação da diretoria, que conta com oito novos integrantes, deve ser destacada. "Temos muita gente nova na diretoria, pessoas inteligentes e com boas ideias para contribuir com a entidade, tanto na área humana e financeira”, diz.
Para ele, é preciso ter em mente a necessidade de manter as conquistas dos últimos 47 anos de serviços prestados e alavancar as atividades da associação em Araçatuba e região.
Diretoria
A diretoria executiva para este biênio é composta pela presidente Vanilda Maria Barboza; vice-presidente César Américo do Nascimento; secretária Camila Martins da Silva; 1ª tesoureira Ana Carolina da Silva; 2ª tesoureira Maria Agrecy Garcia de Santana Vasconcelos; suplentes Ricardo Grosso e Tieko Hisatsugu.
O Conselho de Administração é composto por Eronis Rodrigues Pereira Morandi, José Américo do Nascimento, José Carlos Lemos, Mara Rúbia da Costa Machado, Maria Aparecida Nascimento Xavier, Paulo Roberto Morandi e Renata Grosso Bonjardim.
Já para o Conselho Fiscal tomaram posse Chade Abdouch Neto, Jean Carlos Alves Bonjardim e Priscila Aparecida Vilela Cazelato, sendo suplentes Edilza Batista e José Luiz Baioco.
Entidade
A Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu em 1977 e trabalha na área da saúde e inclusão social por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates, que atualmente atende 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).
A entidade mantém ainda a UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo.
Já o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), oferece atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual.