Sistemas de computadores em todo o mundo foram atingidos por uma pane nesta sexta-feira (19), segundo a imprensa internacional, suspendendo voos e afetando serviços bancários e de saúde. Ainda de acordo com o que foi divulgado, o problema teria sido causado por uma atualização de um produto oferecido pela empresa global de segurança cibernética CrowdStrike.
Isso teria afeta clientes que usam o sistema operacional Windows, da Microsoft, que afirmou que o problema havia sido corrigido. Na plataforma de rede social X, o presidente-executivo da CrowdStrike, George Kurtz, afirmou que a empresa estava “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts do Windows” e que uma correção estava sendo implantada.
Devido à pane importantes companhias aéreas dos Estados Unidos suspenderam voos e outras transportadoras e aeroportos em todo o mundo relataram atrasos e interrupções. Bancos e empresas de serviços financeiros alertaram os clientes sobre falhas e traders de todos os mercados falaram de problemas na execução das transações.
As máquinas virtuais que executam o sistema operacional Windows e o agente CrowdStrike Falcon ficou travado em um “estado de reinicialização” em meio a uma falha global.