Duas guardas municipais de Araçatuba (SP) concluíram o Curso de Operações Especiais “Combate Urbano”, ministrado pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), em Itapecerica da Serra (SP).
Dayane Fernanda da Silva e Jéssica dos Santos Silva se tornaram as primeiras mulheres da corporação a concluir o curso, que teve a participação de 20 integrantes.
O treinamento foi concluído no último domingo (21) e apenas metade dos participantes que iniciaram as atividades conseguiu concluir o curso. E a guarda municipal Dayane, de Araçatuba, ficou em primeiro lugar na classificação geral.
Capacitação
De acordo com a Prefeitura, o treinamento reuniu agentes de diferentes forças de segurança do País e representantes de missões especiais do México. Foram dez dias enfrentando uma rotina marcada por testes psicológicos, técnicos e físicos de alta exigência, sob condições extremas de restrição de sono e alimentação.
Em nota divulgada à imprensa, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, afirma que a conquista representa um avanço para a instituição e motivo de orgulho para a Guarda Municipal e para Araçatuba. “A dedicação e o desempenho das nossas agentes mostram a força da mulher na segurança pública”, disse.
Ainda de acordo com ele, ao concluírem o curso, Dayane e Jéssica ampliam o nível de capacitação da Guarda Municipal local e reforçam o papel da corporação na proteção da população.