Uma mulher de 58 anos teve os rins e as córneas captados no último sábado (27), na Santa Casa de Araçatuba (SP), após ter a morte cerebral constatada em função de um AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico).
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a paciente foi internada na quinta-feira (25) com quadro clínico considerado gravíssimo. “Apesar dos esforços das equipes de especialistas, o quadro não foi revertido e o protocolo de investigação de morte encefálica realizado constatou o óbito”, informa em nota.
A constatação da morte cerebral aconteceu na sexta-feira, os familiares foram entrevistados por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e autorizaram a doação dos órgãos.
Dia Nacional
Coincidentemente, a captação foi efetivada no Dia Nacional da Doação de Órgãos. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, essa foi a sétima captação de órgãos e tecidos deste ano.
A captação dos rins foi realizada por uma equipe do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto. Já a enfermeira Cristiani Jesus dos Santos, integrante da comissão da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de Araçatuba, fez a extração das córneas.
Os órgãos captados ficam à disposição do Sistema Nacional de Transplantes para serem transplantados em pacientes que aguardam na fila de espera.
Agradecimento
Em nota, a Santa Casa agradece aos familiares da doadora, que mesmo em um momento de profunda dor, não se negaram a oferecer esperança de uma nova vida às quatro pessoas que serão beneficiadas pela doação.
“Todos os envolvidos na luta para salvar a vida da paciente doadora, o que infelizmente não foi possível, desejam que Deus fortaleça seus familiares neste momento de dor”, informa.