Cotidiano

Motorista é afastado após transportar agentes de endemias em caçamba de picape

Vídeo foi divulgado por emissora de TV e sindicato emitiu nota informando que transporte irregular ocorreu por iniciativa dos agentes
Lázaro Jr.
22/10/2025 às 18h38

A Prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou nota na tarde desta quarta-feira (22), informando que advertiu e afastou das funções, um motorista que foi flagrando transportando agentes de endemias na caçamba de uma picape, na terça-feira (21).

 

Um vídeo mostrando o transporte irregular foi divulgado pela TV Tem, na noite de terça-feira. Segundo o que foi divulgado, vários agentes deixaram a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro São José na caçamba da picape.

 

A informação passada à reportagem da emissora de TV foi de que o transporte foi feito de forma irregular porque não haveria carro para transportá-los.

 

Transportar passageiros em compartimento de carga é infração gravíssima prevista no artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), punido com multa de R$ 296,47 e apreensão do veículo, caso a irregularidade seja flagrada durante a fiscalização.

 

Apuração

 

Na nota divulgada à imprensa, a Prefeitura informa que o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Araçatuba também fez uma publicação, comunicando que os agentes envolvidos afirmaram que teria sido iniciativa deles o deslocamento na caçamba.

 

Assim, não teria havido qualquer determinação da Secretaria Municipal de Saúde para esse transporte irregular. Diante disso, a administração municipal informa que esses agentes também foram identificados e o caso será analisado pela Corregedoria da Prefeitura.

 

Indignação

 

Segundo a Prefeitura, assim que soube dos fatos, o prefeito Lucas Zanatta (PL) expressou total indignação por conta do risco à integridade dos servidores. “Ele determinou ainda ações imediatas e firmes para que episódios semelhantes jamais ocorram novamente”, informa a nota.

 

Também será investigada denúncia de que uma funcionária da UBS teria feito ameaças ao jornalista que recebeu o vídeo, após serem solicitadas informações à administração municipal sobre o transporte irregular.

 

“No caso da suposta ameaça ao jornalista da TV TEM, a funcionária acusada foi afastada preliminarmente de suas funções para apuração dos fatos pela Zatti – empresa responsável pelo gerenciamento das UBSs”, informa a nota divulgada à imprensa. 

 

A Prefeitura informou ainda que a Zatti Saúde, empresa ligada ao Unisalesiano, solicitou oficialmente informações à emissora para decidir quais procedimentos adotará.

 

Zatti

 

A reportagem também procurou a Zatti Saúde, que informou que tomou conhecimento do caso por meio da produção da TV Tem, na noite desta quarta-feira, e imediatamente iniciou as apurações sobre o que teria ocorrido.

 

"A colaboradora em questão afirma que não houve ameaças por parte dela. Todavia, as apurações seguem em andamento e já foram tomadas as devidas providências em relação ao caso", informa em nota da assessoria de imprensa.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.