Entre o final da tarde e início da noite desta quarta-feira (8), a reportagem recebeu vários relatos de moradores em Birigui (SP), informando sobre a falta de água na cidade. Já durante a noite, recebemos informação de um morador que praticamente toda cidade estaria sem água. Onde há água, ela estaria chegando às torneiras com coloração escura.
Ainda durante a manhã, a reportagem foi comunicada sobre possível falta de produto usado no tratamento de água em Birigui, por isso, a distribuição teria sido suspensa. Assim que foi comunicada, a reportagem entrou em contato como a assessoria de imprensa da Prefeitura, que informou que até então não tinha recebido nenhuma informação a respeito.
Sulfato
Enquanto aguardava um retorno, a reportagem continuou fazendo contatos e já no período da tarde, foi informada por uma fonte que estaria faltando um tipo de sulfato usado no tratamento da água.
A informação obtida é foi de que o fornecedor teria deixado de entregar o produto por atraso no pagamento, mas que após um acordo com a administração municipal, a entrega seria feita até por volta das 16h. Entretanto, há relatos de que outros fornecedores também estariam com o pagamento em atraso.
Sem resposta
Às 15h52 foi encaminhado e-mail para a assessoria de imprensa da Prefeitura, questionando se realmente havia falta de algum produto usado no tratamento de água, se isso seria por atraso no pagamento e qual seria o montante devido, caso confirmasse a informação. Entretanto, até as 21h30 não houve retorno.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Birigui, da qual faz parte o Serviço municipal de Água e Esgoto, 65% da água distribuída à população local é captada do ribeirão Baixotes e tratada antes de ser disponibilizada ao consumo.
A cidade conta ainda com poços profundos, sendo que um deles, Nove de Julho, apresentou problema em função da queima da bomba de captação em setembro, causando muitos transtornos à população, que conviveu vários dias com falta de água.