Cotidiano

Moradores questionam sobre fumaça na zona norte de Araçatuba

Há relatos do problema na região do bairro Planalto e uma pessoa moradora no bairro Ipanema mandou mensagem
Lázaro Jr.
29/04/2024 às 18h02
Leitor enviou foto que seria da fumaça sobre bairros da zona norte de Araçatuba na noite de domingo (Foto: Divulgação) Leitor enviou foto que seria da fumaça sobre bairros da zona norte de Araçatuba na noite de domingo (Foto: Divulgação)

Entre a noite do último sábado e domingo (28), a reportagem recebeu questionamentos de moradores, principalmente na zona norte de Araçatuba (SP), sobre uma nuvem de fumaça que estaria encobrindo essa região da cidade. Um dos leitores inclusive enviou imagens dessa situação. 

 

Há relatos do problema na região do bairro Planalto e uma pessoa moradora no bairro Ipanema mandou mensagem no domingo, citando que reside nas imediações da escola Abranches e que o problema estaria acontecendo pela segunda noite seguida.

 

"Vários moradores tentando descobrir de onde vem, pois está causando danos imensos à saúde das pessoas, inclusive minha e do meu filho, que estamos saindo de uma infecção de garganta", informa.

 

De acordo com ela, a fumaça dificulta dormir, pois invadiria o quarto devido ao uso do ar-condicionado, deixando o cômodo praticamente sem oxigênio. "É muito sério mesmo. Temos que acordar às 5h30 da manhã, mas não conseguimos descansar por causa disso", afirmou.

 

Ainda de acordo com a moradora, ela tentou acionar os bombeiros e pediram que telefonasse para a Polícia Civil, que informou que seria caso de contato com a Polícia Militar ou com o Corpo de Bombeiros. "Ou seja, não temos um apoio pra lidar com esse problema", argumenta.

 

Sem reclamações

 

A reportagem procurou a Prefeitura nesta segunda-feira (29) para saber se o município tinha conhecimento das reclamações, mas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade informou que não havia registrado denúncias referentes até o momento.

 

O mesmo aconteceu com relação à Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo), que informou que não foi acionada, nem recebeu reclamações sobre ocorrência de fumaça no ar do município.

 

"Reforçamos a orientação para que se orientem os denunciantes a procurarem a Companhia diretamente pelos canais de atendimento e no momento da ocorrência, para possibilitar uma pronta ação. A Cetesb mantém disponíveis diversos canais para atendimento à população, por meio das Agências Ambientais distribuídas por todo o Estado. Também podem ser utilizados a ligação gratuita 08000-113560 e o Fale Conosco – Agências Ambientais".

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.