A Prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou nota nesta terça-feira (30), informando que a partir de quarta-feira (1) entram em funcionamento as 60 câmeras de segurança instaladas em vários pontos da cidade com o objetivo de combater a criminalidade, coibir descartes irregulares de lixo e entulho e fiscalizar o trânsito.
Segundo o que foi divulgado, nos locais onde estão instaladas câmeras empregadas na fiscalização de trânsito haverá sinalização com placas indicativas com os dizeres “Fiscalização de trânsito por videomonitoramento”. Passam a ser monitorados cruzamentos das avenidas João Arruda Brasil, Araçás, Pompeu de Toledo, Brasília, Prestes Maia e da rua do Fico.
Em nota, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, explica que os condutores de veículo que forem flagrados cometendo infração de trânsito receberá uma notificação, assim como ocorre quando há a fiscalização presencial pelo agente.
Porém, de acordo com ele, no mês de maio, quando ocorre a campanha “Maio Amarelo”, que visa a redução de acidentes, as notificações pelo sistema de videomonitoramento terão caráter educativo e não gerarão multas para os infratores. “O proprietário do veículo receberá uma ‘notificação educativa’, para que se conscientize e corrija sua forma de proceder no trânsito”, informa.
Segurança
Além da fiscalização de trânsito, em alguns cruzamentos semaforizados, há câmeras instaladas nas entradas da cidade, para identificar os veículos visitam o município, e em outros pontos, o que permitirá acompanhar o trajeto que eles venham a percorrer.
Os equipamentos também serão usados para inibir o descarte irregular de entulho e lixo, o monitoramento do ponto de apoio aos ciclistas, no bairro rural Água Limpa.
Essas câmeras estão integradas a um sistema de inteligência artificial e fazem parte do Sistema Hórus, disponibilizado pela empresa Camerite Sistemas S.A.. As imagens são integradas à plataforma Detecta e disponibilizadas à Polícia Militar, à Polícia Civil, à Guarda Municipal e à Mobilidade Urbana.
O contrato para a prestação do serviço foi assinado no final de dezembro e no primeiro ano serão investidos R$ 889 mil, valor que inclui o custo de implantação e mensalidades.
Cruzamentos que terão câmeras voltadas à fiscalização de trânsito:
Av. João Arruda Brasil x Rua Marcílio Dias
Av. Araçás x Rua Bandeirantes
Av. Araçás x Rua Duque de Caxias
Rua do Fico x Rua Antônio Gomes do Amaral
Av. Pompeu de Toledo x Rua Duque de Caxias
Av. Brasília x Rua Paulista
Av. Prestes Maia x Rua Marcílio Dias