Cotidiano

Menina de 3 anos tem órgãos doados após morte cerebral

Estava internada na Santa Casa de Araçatuba desde o último sábado, com traumatismo craniano
Lázaro Jr.
18/06/2025 às 18h42

Os familiares de uma menina de 3 anos de idade autorizaram a doação dos órgãos dela, que teve a morte cerebral constatada no início da noite de terça-feira (17), após passar vários dias internada na Santa Casa de Araçatuba (SP), para tratamento de traumatismo cranioencefálico.

 

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a captação dos órgãos teve início às 18h10 desta quarta-feira (18). Não foi informada a causa da lesão sofrida pela criança, que deu entrada na Santa Casa no sábado (14) e permaneceu internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e Pediátrica. 

 

“Apesar dos esforços das equipes de Neonatologia Intensiva e Neurologia, o quadro clínico grave não foi alterado. O protocolo de investigação de morte encefálica foi iniciado na segunda-feira (16). O óbito foi constatado ontem (17) às 18h40”, informa nota divulgada à imprensa.

 

Doação 

 

Os familiares da criança foram entrevistados pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e autorizaram a doação dos órgãos. De acordo com o que foi informado, o coração será captado por equipe de um hospital de São Paulo e transportado por aeronave e equipe do Projeto Transplantar.

 

A ação envolve proprietários de jatos e helicópteros que cedem suas aeronaves para traslados de equipes médicas ao local das cirurgias e de órgãos aos hospitais que farão os transplantes. 

 

A ideia é evitar o desperdício de órgãos e agilizar transplantes. A iniciativa existe desde 2023 e será o segundo transporte de um órgão captado na Santa Casa de Araçatuba via Projeto Transplantar.

 

Também será feita a captação dos rins, por equipe do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto.

 

Agradecimento

 

Em nota, a Santa Casa informa que esta é a quarta captação de órgãos realizada no ano no hospital e é resultado do desprendimento dos familiares que, mesmo devastados pela dor imensurável, concordaram em doar órgãos que vão salvar três vidas.

 

“Aos familiares, externamos a gratidão em nome dessas pessoas que agora têm esperança de uma nova vida. Recebam o abraço consternado de todos os envolvidos na luta empreendida para salvar essa criança tão querida. Que Deus os console nesse momento de dor”, finaliza a nota.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.