As chuvas que caíram em Araçatuba e em várias regiões do Estado de São Paulo no início da tarde de quarta-feira (6), inviabilizaram a captação de órgãos de uma paciente de 64 anos que teve morte cerebral em consequência de um AVCH (Acidente Cerebral Vascular Encefálico).
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba, após a confirmação da morte cerebral por meio do protocolo específico, os familiares da vítima foram consultados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e concordaram com a doação dos órgãos.
Porém, a decolagem de um avião fretado que sairia de São Paulo com a equipe de um hospital local que coletaria os órgãos foi impedido de decolar devido ao mau tempo.
Rio
A Central de Transplantes foi comunicada e localizou no Rio de Janeiro, um paciente compatível que poderia receber aos órgãos que seriam captados. Porém, também em decorrência da instabilidade do tempo, o voo foi cancelado, por segurança da equipe.
Assim, atendendo parcialmente a vontade da família, as córneas da paciente foram captadas e encaminhadas ao Banco de Olhos de São José do Rio Preto.
“A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes registra o gesto solidário dos familiares, que mesmo em um momento de profunda doar, concordaram em doar todos os órgãos da paciente”, informa a nota divulgada à imprensa.