A Santa Casa de Araçatuba (SP), referência em atendimento de alta complexidade para 40 municípios do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), tem seu quadro de colaboradores composto por 1.443 mulheres, o que corresponde a 81,65% do total dos 1.768 de trabalhadores. Neste 8 de março, dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a instituição agradece a cada uma delas por contribuírem com o atendimento à população.
Segundo o que foi informado, 1.048 mulheres trabalham diretamente com os pacientes atuando como enfermeiras, auxiliares e técnicas de enfermagem, médicas e outras funções multidisciplinares. Somente no Centro Cirúrgico são 58 funcionárias. O pronto-socorro conta com o trabalho de 52 mulheres na equipe; são 58 no setor de Hemodiálise; 116 no setor de Higienização e Limpeza; e 71 e no Setor de Nutrição e Dietética 71 colaboradoras.
Nos vários setores administrativos do complexo hospitalar, serviços especializados como o CTO (Centro de Tratamento Oncológico) e na gestão dos departamentos, as mulheres também são maioria dentre os colaboradores.
Habilidades
O provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Antônio Lima, comenta que com suas habilidades, competências, dinamismo, coragem, sensibilidade, criatividade e percepções aguçadas, as mulheres são fundamentais para a humanização nos cuidados. “A mulher tem a capacidade única de enxergar o diferente, trazendo um olhar especial sobre todas as coisas no dia a dia", destaca.
Petronio faz questão cumprimentar em nome da diretoria, todas as mães, esposas e colaboradoras da instituição. "Muito obrigado a todas as mulheres que dedicam seus esforços para o bem comum deste gigantesco hospital. Parabéns a todas as mulheres. Um viva ao 8 de março".
A diretora de Recursos Humanos da Santa Casa, Juliana Cristina Violato Valdiviezo, enfatiza a importância de reconhecer o esforço das mulheres que desempenham múltiplos papéis, que se desdobram em jornadas, acumulando vínculos empregatícios e afazeres domésticos, dedicando-se aos cuidados de suas famílias. “ A força, determinação e a graça feminina são diferenciais na arte do bem cuidar", ressalta.