Cotidiano

Ipem-SP orienta sobre o uso de ventiladores e ar condicionado para economia de energia elétrica

Para ajudar no consumo racional de energia no País, o Inmetro criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética.
Da Redação
20/09/2023 às 11h00
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Com a intensa onda de calor em pleno inverno, muitas residências, empresas privadas e públicas recorrem ao uso de ventiladores ou aparelhos de ar condicionado para amenizar a temperatura. No entanto, é importante considerar o impacto desses dispositivos no consumo de energia elétrica, uma vez que podem afetar significativamente as contas de energia.

 

Nesse contexto, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), uma autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania e órgão delegado do Inmetro, oferece orientações valiosas aos consumidores, visando à redução do consumo de energia elétrica.

 

Eficiência energética é a chave para economizar energia. Para auxiliar os consumidores, o Inmetro criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética, facilitando a escolha consciente. Os produtos são classificados com letras, sendo "A" a mais eficiente e "G" a menos eficiente, dependendo do tipo de eletrodoméstico. A etiqueta do Inmetro fornece informações confiáveis sobre o consumo de energia dos produtos.

 

Além de considerar as informações das etiquetas do Inmetro, pequenas mudanças de hábito podem evitar desperdícios e melhorar os gastos com energia elétrica.

 

Para aparelhos de ar condicionado:

 

  • Antes de comprar, é importante calcular o impacto no consumo de energia elétrica.
  • Multiplique o consumo do aparelho em kWh (quilowatts-hora) pela tarifa de energia praticada em sua localidade.
  • Ao escolher entre dois modelos, compare o consumo de ambos e dê preferência ao mais eficiente, mesmo que seja um pouco mais caro, pois essa diferença pode se pagar ao longo dos meses por meio da economia na conta de luz.
  • Evite abrir e fechar portas dos ambientes refrigerados.
  • Mantenha as janelas fechadas e isole bem o ambiente para evitar a fuga de ar frio.
  • Utilize cortinas e toldos para reduzir a incidência do calor do sol, contribuindo para o isolamento térmico do ambiente.
  • Evite configurar o ar condicionado em temperaturas muito baixas, pois isso não acelera o resfriamento e sobrecarrega o aparelho; manter a temperatura em torno de 23ºC é geralmente mais eficiente.
  •  

Para ventiladores:

 

  • Teste o ventilador/circulador no momento da compra para garantir que atenda às suas expectativas de ventilação.
  • Leia as instruções na embalagem e no manual de instruções; em caso de dúvidas, contate o SAC do fabricante.
  • Mantenha os ventiladores/circuladores fora do alcance de crianças, especialmente os modelos com grades espaçadas.
  • Desligue o aparelho da tomada antes de realizar a limpeza.
  • Evite deixar o aparelho ligado sem necessidade e desligue-o ao sair do ambiente.
  • Ao mover o ventilador/circulador, desligue-o primeiro, aguarde a hélice parar de girar e, em seguida, mova o aparelho para a posição desejada, assegurando que esteja estável.

     

É importante observar que condicionadores de ar e ventiladores vendidos no Brasil possuem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) com a marca do Inmetro, indicando o consumo e uma nota de comparação com outros produtos similares. Optar por equipamentos mais eficientes não só economiza dinheiro, mas também reduz o impacto ambiental.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.