Cotidiano

Inspeções identificam irregularidades na medição do consumo de energia em mais de 730 instalações na região de Araçatuba

Ações de combate a fraudes e furtos em 2023 possibilitaram recuperar energia que daria para abastecer o equivalente a mil residências durante um ano
Da Redação
21/02/2024 às 17h44
Imagem: Ilustração Imagem: Ilustração

A CPFL Paulista regularizou as instalações para fornecimento de energia elétrica em 733 imóveis residenciais, industriais e comerciais na região de Araçatuba em 2023, durante inspeções realizadas por equipes da distribuidora.

 

Segundo nota divulgada nesta quarta-feira (21), a cidade com mais instalações regularizadas foi Araçatuba, somando 485 unidades, número 90% acima do que no ano anterior, quando foram 255 regularizações. Também houve inspeções em Birigui, com 115 instalações regularizadas; em Guararapes (37), Penápolis (34) e Valparaíso (22). Dessas, a única cidade com redução nas ocorrências foi Valparaíso.

 

Furto

 

Segundo a companhia, as ações de combate a fraudes e furtos permitiram à empresa, recuperar cerca de 2.200 Megawatts (MWh) desviados ilegalmente em 2023 na região de Araçatuba.

 

Com uso de tecnologia e apoio das autoridades policiais em operações especiais, a empresa informa que quase que dobrou a quantidade de energia recuperada na mesma região em relação a 2022. “O resultado ressalta o compromisso da CPFL em garantir um fornecimento justo e confiável para toda a sociedade”, informa em nota.

 

Inspeções

 

O diretor comercial da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti, explica que a quantidade expressiva de energia recuperada é resultado de inspeções mais assertivas, impulsionadas pela aplicação de inteligência artificial no processo.

 

De acordo com ele, o uso da tecnologia possibilita o acompanhamento do consumo e a detecção remota de irregularidades, contribuindo para a redução da reincidência e a diminuição do número de inspeções necessárias.

 

Ainda segundo Lazzaretti, a blindagem das medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios, tem contribuído para o combate às fraudes.

 

Ele informa que os medidores com essa tecnologia são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. “Só em 2023 blindamos cerca de 37 mil estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia”, informa.

 

Em toda a área de concessão da CPFL Paulista, as ações resultaram, no total, em 76.896 MWh recuperados e 27 mil instalações identificadas como fraudadoras, que foram autuadas e regularizadas em 2023.

 

Riscos

 

A CPFL Paulista reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia, pois ligações clandestinas sobrecarregam a rede, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções.

 

Quem for flagrado cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

 

Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as irregularidades, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias.

 

Denúncias anônimas podem ser feitas de forma sigilosa por meio dos canais disponibilizados pela concessionária: aplicativo “CPFL Energia” ou site www.cpfl.com.br/fraude.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.