Um homem de 58 anos teve fígado e rins captados neste sábado (16), na Santa Casa de Araçatuba (SP), onde estava internado para tratamento, após sofrer traumatismo craniano. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o paciente foi internado na quarta-feira (13), já em quadro clínico grave.
Apesar do tratamento intensivo, a morte encefálica foi confirmada às 10h21 de sexta-feira (15) e, ao ser consultada, a família concordou em doar os órgãos. Ainda de acordo com o hospital, foram captados fígado e rins, procedimentos realizados respetivamente por equipes do Hospital Leforte, de São Paulo, e do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto.
A captação terminou por volta das 15h e a equipe com o fígado deixou a cidade em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira), após ser transportada do hospital até o aeroporto Dario Guarita com escolta da Guarda Municipal.
Queda
Apesar de o hospital não ter autorização para divulgar a identidade de doadores de órgãos, a reportagem apurou que nesse caso, ele seria residente em Birigui e teria sofrido uma queda de uma escada pouco depois das 8h30 da manhã de quarta-feira, no local de trabalho.
A família procurou a polícia e informou que o primeiro atendimento foi realizado no pronto-socorro de Birigui, onde o paciente teria dado entrada consciente, conversando normalmente, e permaneceu aguardando resultado de tomografia.
O exame apontou quadro clínico de traumatismo craniano e foi realizada a transferência para a Santa Casa de Araçatuba, onde ele teria dado entrada pouco depois das 13h40, já entubado.
Já por volta das 18h a família teria sido informada que o quadro clínico era considerado grave e instável e que o paciente não poderia ser submetido a cirurgia, mas seria encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde permaneceu até ter a morte cerebral constatada.