A Guarda Municipal de Araçatuba (SP) apreendeu 95 pipas e 18 carretéis com a chamada “linha chilena”, durante operação preventiva realizada no sábado (28), no bairro Clóvis Picoloto. A ação teve como objetivo o combate ao uso de linhas cortantes durante a prática de soltar pipas.
A fiscalização contou com a presença de diversas equipes da corporação e os agentes identificaram várias pessoas reunidas nas imediações do bairro soltando pipas. Entre elas, dois maiores de 18 anos foram qualificados, mas não houve necessidade de condução à delegacia.
Risco
Em nota, o secretário municipal de Segurança, Júlio César dos Santos, informa que o objetivo da operação é coibir o uso de materiais que oferecem risco à vida, principalmente de motociclistas e ciclistas.
“A linha chilena tem alto poder de corte e representa uma ameaça real. Estamos intensificando a fiscalização em pontos estratégicos da cidade para garantir a segurança da população”, afirmou.
A soltura de pipas com uso de linha cortante é proibida por lei municipal. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal.