A GCM (Guarda Civil Municipal) de Araçatuba apreendeu 385 pipas e 27 carretéis com linha cortante no último domingo (25), durante uma operação de patrulhamento nos bairros Clóvis Picolotto e Sylvio Venturolli. O material era utilizado por crianças e adolescentes que empinavam pipas em áreas públicas, o que é proibido por lei municipal.
Segundo a GCM, alguns carretéis apreendidos podem custar até R$ 300. Parte do material parecia ter sido comprada recentemente. As linhas com 'cerol', feitas com cola e vidro moído, são perigosas e podem causar cortes graves, principalmente em motociclistas, ciclistas e pedestres.
A ação faz parte de uma operação permanente da Guarda Municipal, que vai ser reforçada nos meses de junho e julho, por causa das férias escolares. O objetivo é evitar acidentes e impedir o uso de linhas cortantes em locais públicos.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, fez um alerta aos pais e responsáveis. “Essa linha oferece risco real. É responsabilidade dos responsáveis saber o que os filhos estão comprando e usando. Infelizmente, muitos materiais perigosos são vendidos como se fossem brinquedo” , disse.
A GCM vai continuar com a fiscalização em praças, parques e terrenos, onde o uso de cerol é mais comum. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 ou (18) 3636-1240.