Na próxima terça-feira (18), a Terra Indígena Icatu, em Braúna (SP), receberá a visita de representantes da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas), para viabilizar políticas públicas que fomentem iniciativas para a geração de renda no território indígena.
Participam da visita o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o coordenador da CPPI, cacique Cristiano Kiririndju. A visita também contará com a participação de representantes da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Agricultura e Abastecimento), do Sebrae e da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).
"Um dos objetivos dessa visita é buscar propostas que possam potencializar as atividades agrícolas e pecuárias já realizadas nos territórios indígenas do oeste paulista, além de fomentar cursos profissionalizantes e ensino superior dentro desses territórios", explica o secretário Fábio Prieto.
Segundo Cristiano Kiririndju, serão realizados encontros técnicos e levantamento de demandas com a comunidade para estabelecer as diretrizes dos possíveis programas e parcerias. "Queremos ouvir as necessidades dos povos indígenas e buscar soluções conjuntas para fomentar a geração de renda em suas terras", afirmou o coordenador.
Aldeia
A Terra Indígena Icatu, com predomínio da etnia Kaigang e presença de Terenas, conta com uma população de aproximadamente 143 pessoas e cerca de 300,000 mil hectares.