Cotidiano

GCMs de Birigui são habilitados para usar pistola que dispara dardos energizados

Equipamento de menor letalidade deve ser usado em situações de risco
Da Redação
26/09/2025 às 09h17
(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Os GCMs (Guardas Civis Municipais) de Birigui participaram nos dias 23 e 24 de setembro de um treinamento para uso da Spark, pistola que dispara dardos energizados. A capacitação, realizada no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, foi conduzida pelo policial militar inativo tenente Vidovix, especialista em segurança pública com experiência na Força Tática de Araçatuba e na formação de soldados.

 

O equipamento de baixa letalidade é indicado para conter pessoas agressivas ou portando arma branca. A prefeita Samanta Borini destacou a importância da profissionalização da Guarda.

 

“Temos alcançado índices importantes em segurança pública em nosso município, graças ao trabalho e empenho de todos vocês. Enquanto prefeita, vou continuar buscando inovações para contribuir com o trabalho da Guarda”, se comprometeu a prefeita.

 

Treinamento prático e segurança dos agentes

 

O secretário de Segurança Pública, Vagner Freire, ressaltou que a Spark aumenta a segurança dos agentes, evitando contato físico com pessoas mal-intencionadas. Após a instrução teórica, os GCMs realizaram atividades práticas na sede da corporação, onde também foram habilitados para utilizar munição de elastômero em armas de calibre 12. “Essa é uma arma não letal importante para evitar a aproximação de pessoas mal intencionadas e, consequentemente, o contato físico com as mesmas”, completou o secretário.

 

A aquisição das duas pistolas Spark foi feita pela Secretaria de Segurança Pública com recursos do Tesouro Municipal e complementada por emenda impositiva do presidente da Câmara Municipal, vereador Reginaldo Fernando Pereira (Pastor Reginaldo).

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.