A Prefeitura de Araçatuba (SP) informou na tarde desta sexta-feira (26), que foi concluída a limpeza realizada em uma casa no bairro Verde Parque, que estava tomada por grande quantidade de objetos acumulados, principalmente roupas.
O trabalho teve início da segunda-feira (22), com autorização da Justiça, e prosseguiu durante toda a semana, terminando hoje. Nesses cinco dias, foram retirados 74.920 quilos de lixo do local, incluindo móveis que não estavam em condições de uso.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a força-tarefa foi mantida por toda semana com equipe com 40 servidores, de várias secretarias municipais. Além de realizar os serviços remoção dos materiais e limpeza do imóvel, foi oferecido apoio à família. “O poder público continuará acompanhando os moradores do local com apoio material e de saúde física e mental”, informa em nota.
Família
A Vigilância Sanitária de Araçatuba explicou que a ordem judicial para a limpeza no imóvel e em um terreno ao lado foi solicitada depois de esgotadas todas as tentativas de abordagem para convencer os próprios moradores a eliminar os materiais, que colocavam em risco a saúde dos moradores ao redor.
Durante a execução do serviço foram encontradas dezenas de escorpiões, baratas e demais animais peçonhentos. A reportagem apurou que um dos cães que estava no imóvel chegou a ser picado por um escorpião e foi levado para atendimento veterinário.
Detido
O casal morador no imóvel, ambos de 46 anos, chegou a ser levado para a delegacia por tentar impedir o trabalho das equipes. O homem ainda foi acusado de agredir uma guarda municipal com um soco no rosto.
Após deixarem a delegacia eles teriam sido levados por familiares para ficar temporariamente em outra cidade. Os filhos desse casal, que também residiriam na casa, ficaram temporariamente com familiares. A Defesa Civil vistoriou o imóvel e constatou que não há comprometimento na estrutura, que pode voltar a ser habitada.